The transition from arithmetic to the algebraic curriculum in middle school mathematics teaching

Part one: The evolution of didactic transposition

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p508-555

Keywords:

Arithmetic, Algebra, Arithmetic/Algebra transition, Didactic transposition.

Abstract

This article deals with the transition from arithmetic to algebraic instruction. We will try to highlight, in a specific and necessarily limited way, the extent of the upheaval that teachers had to face. But above all, we will try to show how the structural modifications made at the time in the didactic text impose their effects even today, in an often hidden but very real way, despite the "reform of the reform" that the 1978 programs were supposed to symbolize for the eighth grade.

Author Biography

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

References

Al Thusser L. (1968), Lire le Capital, François Maspéro, Paris. BOURDIEU P. (1974), Le sens pratique, éditions de Minuit, Paris.

Brousseau G. (1980), Problèmes de l'enseignement des décimaux, Recherches en didactique des mathématiques, 1, ·1, pp. 11-59.

Chevallard Y. (1980a), Mathématiques, langage, enseignement : la réforme des années soixante, Recherches, 41, pp. 71-99.

Chevallard, Y. (1980b), La transposition didactique, 1 REM d'Aix-Marseille.

Chevallard Y. (1982), Pourquoi la transposition didactique ? Publication du séminaire de didactique et pédagogie des mathématiques, 32, Grenoble.

Chevallard Y. et Johsua M.A. (1982), Un exemple d'analyse de la transposition didactique, Recherches en didactique des mathématiques, 3, 2, pp. 157-239.

Michel P.H. (1950), De Pythagore à Euclide, Les Belles Lettres, Paris.

Smith D.E. (1953), History of mathematics, volume 11, Dover publications, lnc., New York.

Published

2023-04-29

How to Cite

CHEVALLARD, Y.; ALMOULOUD, S. A. The transition from arithmetic to the algebraic curriculum in middle school mathematics teaching: Part one: The evolution of didactic transposition. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 508–555, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p508-555. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61800. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Tradução de artigo ou capítulo de livro