La transición de lo aritmético a lo algebraico en la enseñanza de las matemáticas en el bachillerato

Primera parte: La evolución de la transposición didáctica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p508-555

Palabras clave:

Aritmética, Álgebra, Transición Aritmética/algebraica, Transposición didáctica

Resumen

Este artículo trata de la transición de la aritmética al álgebra. Intentaremos poner de relieve, de manera puntual y necesariamente limitada, la amplitud del trastorno al que tuvieron que enfrentarse los profesores. Pero, sobre todo, trataremos de mostrar cómo las modificaciones estructurales introducidas entonces en el texto didáctico imponen sus efectos hasta hoy, de manera a menudo oculta, pero muy real, a pesar de la "reforma de la reforma" que los programas de 1978 debían simbolizar para el octavo grado.

Biografía del autor/a

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

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Publicado

2023-04-29

Cómo citar

CHEVALLARD, Y.; ALMOULOUD, S. A. La transición de lo aritmético a lo algebraico en la enseñanza de las matemáticas en el bachillerato: Primera parte: La evolución de la transposición didáctica. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 508–555, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p508-555. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61800. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Tradução de artigo ou capítulo de livro