The academic-professional trajectory of a mathematics teacher trainer

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p114-150

Keywords:

Mathematics teacher trainer, Teaching of linear systems, Teaching identity, Narrative analysis

Abstract

This research involves a trainer of future Mathematics teachers and the teaching of Linear Algebra, and it is part of an ongoing study. The study has the following objectives: (i) to reflect on and analyze the narratives of a teacher trainer regarding the characteristics of the Linear Algebra discipline in a Mathematics Education course, and (ii) to understand how the academic/professional profile of a teacher trainer shapes and/or influences the planning of the Linear Algebra discipline for the teaching of Linear Systems. The data were generated through documentary research and the observation of an episodic interview conducted individually with a Mathematics teacher trainer. Interpretative qualitative research was the methodological approach used for constructing the field texts, which involved documentary research and the selection of excerpts from a remote episodic interview. These excerpts were analyzed narratively for insights and reflections from the data. The results indicated that the personal experience of the Mathematics teacher trainer influenced the development of their teaching identity in higher education. Regarding the organization of the discipline through the teaching plan, it was observed that the teacher trainer aimed to emphasize formalization and argumentation, with the goal of covering the contents outlined in the course syllabus. There is a need for further studies on the roles and identities of Mathematics teacher trainers, the weaknesses of the Pedagogical Political Project related to teaching practice, and the involvement of teacher trainers in formative contexts.

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Author Biographies

Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática - Universidade Federal do ABC (UFABC), Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - Linha de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática/ECMA (2019), Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática pelo Departamento de Matemática/UnB (2018). Licenciada em Matemática e Pedagogia. Atua como docente no Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. Membra dos Grupos de Pesquisas: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (GECIMAS/UFABC), Formação Matemática para o Ensino (FORMATE/UFABC) e Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM/Mat/UnB).

Evonir Albrecht, Universidade Federal do ABC

Formado em Magistério, para atuar com os anos iniciais da Educação Básica pelo Colégio Cenecista Marechal Arthur da Costa e Silva de Guarujá do Sul, SC; Atuou nos anos iniciais da Educação Básica e Ensino Infantil; Licenciado em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Psicopedagogia, Ensino de Física, Gestão da educação Pública; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Pós Doutorado com ênfase nos Elementos do Enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica contemplados nas diretrizes curriculares e nas questões do ENADE para os cursos de Licenciatura em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); Professor da rede municipal de Guarujá do Sul-SC, Caraguatatuba e São Paulo/SP e da rede estadual de Educação Básica nos estados de Santa Catarina e São Paulo; Professor no Centro Universitário Módulo na cidade de Caraguatatuba, nas Universidades Nove de Julho, FMU, Cruzeiro do Sul na cidade de São Paulo; Atuou como Tutor on-line pela FUNCAMP no programa REDEFOR do governo do Estado de São Paulo. Foi Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura, é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação e pós-graduação. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação da UFABC, nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS, estágio supervisionado, ensino de astronomia e formação de Professores. É parecerista em diferentes revistas científicas.

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Matemática (1995) e Especialização em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação (2002), Doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília e Pós-doutorado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (2021) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em instituições de ensino públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática;3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática e Psicopedagogia; coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática; Docente e orientadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT);4) na Educação à Distância como tutora, formadora e autora de material didático para a formação continuada de professores que ensinam matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio) e alfabetizadores de Jovens e Adultos; Atuou como primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013); Atuou como Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Distrito Federal (Gestão 2014-2017). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília(UnB); Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática (LEMAT); Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMat/IE/UnB); Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (UnB); Líder do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM); Membro do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (ÁBACO/FE/UnB).

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Revisoras: Márcia Aparecida Mariano da Silva Pina e Gislene Maria Barral Lima Felipe da Silva

Tradutora/revisora: Gislene Maria Barral Lima Felipe da Silva

Published

2024-04-30

How to Cite

SILVA, J. M. P. da; ALBRECHT, E. .; NEVES, R. da S. P. The academic-professional trajectory of a mathematics teacher trainer. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 114–150, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p114-150. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63270. Acesso em: 22 nov. 2024.