Análisis didáctico de un proceso de estudio de la ley empírica de los grandes números
Resumen
Resumen Se analiza una aproximación intuitiva al estudio de la ley empírica de los grandes números, realizado por una pareja de maestros en formación, mediante el uso de un software de simulación de experiencias aleatorias y con la asistencia de un profesor. El análisis se realiza aplicando algunas herramientas del enfoque ontosemiótico de la cognición e instrucción matemática. En particular se valora la idoneidad epistémica, cognitiva e instruccional del proceso de estudio. Se concluye con algunas implicaciones sobre las características del dispositivo de simulación y del papel del profesor para incrementar la idoneidad Del proceso de estudio Abstract In this paper we analyse an intuitive approach to the study of the empirical law of large numbers, carried out by a pair of student teachers. The learning is based on the use of a random experiment simulation applet, with feedback by a lecturer. The analysis applies some theoretical tools taken from the onto-semiotic approach to mathematical cognition and instruction. In particular, we assess the epistemic, cognitive and instructional suitability of the study process. We conclude by providing some implications of the characteristics of the simulation device and of the lecturer’s role to increase the suitability of the teaching and learning process. Resumo Analisa-se uma abordagem intuitiva do estudo da lei empírica dos grandes números, realizado por dois professores em formação, mediante o uso de um software de simulação de experiências aleatórias *e com o auxilio de um professor. A análise realiza-se aplicando algumas ferramentas da abordagem onto-semiótica da cognição e educação matemática. Em particular, valoriza-se a idoneidade epistêmica, cognitiva e educacional do processo do estudo. Concluímos com algumas implicações das características do dispositivo de simulação e do papel do professor para incrementar a idoneidade do processo do estudo.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2007-12-23
Cómo citar
GODINO, J.; ROA, R.; RECIO, A. M.; RUIZ, F.; PAREJA, J. L. Análisis didáctico de un proceso de estudio de la ley empírica de los grandes números. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 8, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/457. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).