Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em estatística

Autores/as

  • Marjorie Cristina Rocha da SILVA
  • Claudette Maria Medeiros VENDRAMINI

Resumen

Resumo O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade da Escala de Autoconceito Acadêmico em Estatística. Uma amostra de 510 universitários respondeu coletivamente, em sala de aula, a uma escala com 21 itens de autoconceito acadêmico. Os estudantes eram ingressantes, de 1991 a 2006, dos cursos de Administração, Educação Física, Engenharia, Pedagogia e Psicologia, com idades variando de 18 a 65 anos, 57,5% do gênero feminino e 76,1% do período noturno. Os resultados indicaram um bom ajuste dos itens ao modelo de Rasch, alta consistência interna e unidimensionalidade da escala. Observou-se correlação linear moderada e positiva entre autoconceito e desempenho em Estatística. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Estatística e de outras, que necessitem de conceitos estatísticos. Abstract The aim of this study was to search for validity evidences of the Academic Self-Concept Scale in Statistics. A sample of 510 university students answered collectively, in the classroom, an academic self-concept scale composed of 21 items. The students had enrolled in courses of Business Administration, Physical Education, Engineering, Pedagogy, and Psychology, from 1991 to 2006; their ages ranged between 18 and 65; 57.5% were females and 76.1% of the students attended nightly classes. The results indicated that the self-concept scale’s items fitted the Rasch model. Furthermore, they showed high internal consistence, and revealed that the scale had predominantly one dimension. Moderate and positive linear correlation between self-concept and performance in statistics was observed. The results can contribute to improve the teaching and learning of Statistics and of other disciplines that need statistical concepts.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2007-12-23

Cómo citar

DA SILVA, M. C. R.; VENDRAMINI, C. M. M. Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em estatística. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 8, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/459. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos