Generalización de patrones y tecnologías digitales: un experimento con estudiantes de primaria

um experimento com alunos do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p526-557

Palabras clave:

Generalización de patrones, Tecnologías en Educación Matemática, Teoría de las situaciones didácticas, Ingeniería didáctica, GeoGebra

Resumen

Este artículo muestra los resultados de una investigación, basada en un experimento didáctico, que tuvo como sujetos a un grupo de estudiantes del noveno año de la enseñanza básica. El estudio tuvo como tema la generalización de estándares y previó la realización de sesiones de resolución de problemas que tenían como parte de la estrategia el uso de tecnologías, incluso digitales, con énfasis en el software GeoGebra. Así, la investigación asumió un carácter cualitativo, con un diseño sustentado en los conceptos de la Ingeniería Didáctica. En términos teóricos, la investigación encontró apoyo en la Teoría de las Situaciones Didácticas y en autores afines al tema central, como Dreyfus, Zazkis y Mason. Las interacciones entre las parejas formadas para resolver los problemas mostraron que la estrategia didáctica planificada permitió a los sujetos reflexionar sobre las propuestas abordadas, brindando soluciones matemáticamente válidas para las actividades, utilizando un conjunto de tecnologías disponibles, digitales y no digitales, en convergencia.

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Biografía del autor/a

Gerson Pastre Oliveira, CEETEPS (Fatec Jundiaí) – UNIP (Universidade Paulista)

Graduado em Ciência da Computação e é mestre e doutor em Educação (USP). Foi professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atuando como orientador de mestrado e doutorado. É líder do grupo de pesquisa ?Educação e Tecnologia? (Edutec/UNIP) e membro do grupo de pesquisa "Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática" (PEA-MAT). É professor da Fatec Jundiaí e da Fatec Santana de Parnaíba, nas quais leciona disciplinas ligadas à ciência da computação. É professor e coordenador do curso de Ciência da Computação da UNIP Jundiaí. Atua como professor autor e responsável por disciplina no curso superior de tecnologia em Gestão Pública (CPS/Univesp). Seus interesses de pesquisa incluem avaliação da aprendizagem em cursos online, matemática no Ensino Superior e na Educação Básica e tecnologias na Educação Matemática. É autor e organizador de livros na área de Educação Matemática e Tecnologias. Possui diversos artigos publicados em periódicos científicos e em anais de congressos, nacionais e internacionais. É membro de conselhos editoriais e científicos de periódicos nas áreas de Tecnologia e Educação Matemática.

Marcos Lopes de Oliveira

Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Pós-graduado em Metodologia do Ensino e Aprendizagem da Matemática pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (2010). Pedagogo pela Faculdade de Educação Paulistana (2019). Licenciado em Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2003). Graduado no Curso Superior de Tecnologia Mecânica, modalidade Processos de Produção, pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2000). Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual Albert Einstein de São Paulo (1985). Experiência no segmento de educação como professor de Matemática desde 2003. Empreendedor no setor elétrico, comunicação e construção civil (2004-2015) conciliado com o exercício na área de educação durante este período. Vivência na gestão de equipe de Packaging em linha de envase de cerveja, Cervejaria Skol (1993-1995). Supervisão no setor de manutenção de máquinas cnc da ferramentaria central da Brastemp (1990-1991).

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Publicado

2022-10-31

Cómo citar

OLIVEIRA, G. P.; LOPES DE OLIVEIRA, M. Generalización de patrones y tecnologías digitales: un experimento con estudiantes de primaria: um experimento com alunos do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 526–557, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i3p526-557. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/51767. Acesso em: 21 nov. 2024.