Investigación en Educación Matemática: una mirada histórico-filosófica a la formación del profesorado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p558-5990

Palabras clave:

Educación Matemática, Panorama estructural del REI, Formación del profesorado.

Resumen

Esta investigación tiene como enfoque evidenciar la Filosofía como ámbito de reflexión sobre los aportes del campo de investigación de la Educación Matemática y la Didáctica de la Matemática para la formación de profesores, así como ponderar un dispositivo didáctico-metodológico denominado Recorrido de Estudio e Investigación (REI) construido en la Teoría Antropológica de la Didáctica (TAD). De esta manera, se busca explicar que la Educación Matemática, así como la Didáctica de la Matemática se consolidan a partir de la investigación y la producción científica en torno a la enseñanza y el aprendizaje de la matemática, así como la producción de teorías y metodologías para contribuir al fortalecimiento de éstas como áreas de conocimiento. Para ello, tomamos como aportaciones teóricas los estudios sobre investigación en Educación Matemática y la Teoría Antropológica de la Didáctica (TAD). Así, pretendemos utilizar los supuestos teóricos de un Recorrido de Estudio e Investigación (REI), en relación con la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas dirigida a la formación docente. En este sentido, la presente investigación señala apoyos cualitativos significativos que aportan medios para comprender la enseñanza y el aprendizaje de las Matemáticas en el contexto de la formación de profesores de enseñanza básica, especialmente con el uso del dispositivo REI.

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Biografía del autor/a

Saul Rodrigo da Costa Barreto, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Graduação em Matemática (2008) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialização em Educação Matemática (2016), Mestrado em Ensino de Matemática (PMPEM - 2018) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA). Tem experiência nas áreas de Matemática, Estatística, Educação Matemática, física e informática na Educação. Participa dos projetos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Tecnologia (GPEMT/UEPA) desde de 2016 e "Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática das Matemáticas" (GEDIM/UFPA) desde 2017.

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA 1998); com Aperfeiçoamento em Informática Educativa (UEPA, 1999); Especialização em Educação Matemática (UEPA, 2000); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2007) e Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores.

Saddo Ag Almouloud, Universidade Federal do Pará

Saddo Ag Almouloud concluiu o doutorado em mathematiques et applications - université de Rennes i em 1992 - França. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e da Fundação Santo André. Atualmente é professor colaborador da UFPA. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de São Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPq, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 a 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Foi vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Foi professor visitante da UFSC (2020-2021)Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui mais 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no Brasil. Orientou mais 80 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2019. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio Victor Civita desde 2013. Consultor adhoc da FAPESP, capes e CNPq, é bolsista de pesquisa e produtividade do CNPq, editor chefe da revista educação matemática pesquisa do PEPG em educação matemática da PUC-SP e parecerista de várias revistas cientificas na área de educação matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 80 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos.De abril de 1994 a março de 2020, foi professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino, aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

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Publicado

2022-08-31

Cómo citar

DA COSTA BARRETO, S. R.; VIANA NUNES, J. M. .; AG ALMOULOUD, S. . Investigación en Educación Matemática: una mirada histórico-filosófica a la formación del profesorado. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 558–599, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i2p558-5990. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57390. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Número especial: Filosofía da Educación Matemática 2022