L’inférence statistique, estimation et sondages.
Mots-clés :
estatitística inferencial, ensino e aprendizagem, teste de hipótese, população, amostragem.Résumé
Neste artigo discute-se a iniciação à estatística inferencial: amostragens aleatórias e propriedades de estatísticas standard, em especial, médias e variâncias. Essas propriedades são, depois, aplicadas a uma introdução à teoria da estimação e aos testes de hipóteses. Résumé Dans cet article on propose une initiation aux démarches de la statistique inférentielle: échantillons aléatoires et propriétés des statistiques standard, notamment des moyennes et des variances. Ces propriétés sont ensuite appliquées à une introduction à la théorie de l’estimation et aux tests d’hypothèses. Mots-clés: statitsque inférentielle; enseignement-aprendizagem; test d’hypothèse; population; échantillon. Abstract In this paper, we discuss initiation into inferential statistics: random sampling and properties of standard statistics, specially means and variance. Those properties are, afterwards, applied to the introduction to estimation theory and to hypotheses testing. Key-words: inferential statistics; teaching and learning; hypothesis test; population; sample.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2011-01-02
Comment citer
HENRY, M. L’inférence statistique, estimation et sondages. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4698. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).