Encontros e Desencontros com a Matemática no Percurso Formativo de Estudantes do Curso de Pedagogia

Autores

  • Sandra Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Bahia. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia https://orcid.org/0000-0002-7804-7197
  • Elizete Pereira das Neves Carvalho Universidade do Estado da Bahia, Campus XII
  • Milane Silva Santana Ribeiro
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Bahia, Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p430-463

Palavras-chave:

Matemática, Encontros e Desencontros, Percurso Formativo, Ensino- Aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa é um estudo de abordagem qualitativa que discute as mudanças das visões de estudantes de pedagogia sobre a matemática na sua trajetória formativa, a partir dos momentos experienciados na graduação. Analisam-se os encontros e desencontros com a matemática vivenciados pelas nove estudantes do curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, durante os processos formativos na educação básica e na universidade. Identificam-se contribuições das vivências de um componente curricular desse curso e de um grupo de estudos, que mudaram o olhar das estudantes sobre a matemática. Os dados da investigação foram produzidos por meio de questionário, narrativas escritas e orais, e diário de campo reflexivo das pesquisadoras. Foram analisados através da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Neste estudo, compreender as concepções, os encontros e os desencontros que permeiam os processos de ensino e aprendizagem da matemática é proporcionar aos(às) professores(as) que ensinam (ou ensinarão) essa disciplina reflexões acerca de como os(as) estudantes a concebem em sua trajetória formativa. Os achados da pesquisa revelam mudanças no modo como as estudantes da pedagogia veem a matemática.  Suas vivências de estratégias metodológicas diversificadas na graduação possibilitaram-lhes refletir criticamente sobre as lacunas que, na sua trajetória formativa de estudantes-futuras professoras, deixaram marcas, medos e angústias nos processos de ensino e aprendizagem de conceitos e conteúdos matemáticos, os quais precisam ser repensados nas ações pedagógicas.

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Biografia do Autor

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Bahia. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia

Doutoranda em Educação – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG. Mestra em Educação – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP. Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII, Guanambi, BA. Docente na Educação Básica - Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, BA. Integra os Grupos de Pesquisas: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF. 

Elizete Pereira das Neves Carvalho, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII

Tem experiência na área de Educação adquirida por meio das vivências durante a monitoria voluntária do Projeto de Extensão "Alfabetização em Foco" e nos estágios supervisionados na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental I.

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Bahia, Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

Mestra e Doutora em Educação pela UFMG. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. É líder do Grupo de pesquisa “Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paulo Freire” (NEPE/CNPq). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

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Publicado

2022-10-31