Les pouvoirs du cours de mathématiques

à propos de l'intrigue d'une expo-sciences durable

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p005-024

Mots-clés :

Mathématiques, Ateliers de mathématique, Durabilité, Cartographie

Résumé

Cet article présente des extraits d'un atelier sur les mathématiques et l'organisation d'une expo-sciences durable réalisé et développé avec des élèves du primaire de l'Escola Básica École Élémentaire Municipale d'Herondina Medeiros Zeferino, située à Florianópolis (SC), Brésil. L'objectif est de problématiser les mathématiques qui ont lieu dans le processus de production d'une foire durable et, en même temps, de souligner sa puissance, car elle fonctionne comme un support pour la prise de décision, les rejets, les choix et les stratégies. La cartographie est l'approche théorico-méthodologique qui soutient l'étude. Il s'agit ainsi de tracer des chemins axés sur l'interrogation, le faire avec et sur la complexité des expériences partagées, dans le but de construire des chemins qui puissent faire des mathématiques un lieu d'exercice critique de la pensée.

Bibliographies de l'auteur

Helena Teixeira Tomaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pelo Departamento de Matemática do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2023. Professora na rede pública de ensino de Santa Catarina, sob regime temporário. Membro do GECEM - Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática da UFSC

Débora Regina Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2001), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora no Departamento de Metodologia de Ensino no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina MEN/CED/UFSC e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE - UFSC. Membro do corpo editorial da Revista Eletrônica de Educação Matemática REVEMAT. Vice líder do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática - GECEM e membro pesquisadora do GEPHIESC - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina. Possui experiência na área de Educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, visualidade, história, filosofia e suas conexões com a educação matemática e a formação de professores.

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Mestrado em Educação, na linha Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação, na linha Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio de doutoramento na Universitè de Roeun, França, durante o ano de 2002, Pós-Doutorado na North Carolina State University - EUA, 2010-2011, e Pós-Doutorado na Catholic University of Leuven, Bélgica, 2016-2017. Foi membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Gestão 2013-2016). É Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É editora da Educação Matemática na Revista Alexandria do PPGECT-UFSC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica- UFSC (Gestão 2018-2020). É líder do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática, GECEM. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: visualidade, arte e história e suas conexões com a formação de professores e o ensino de matemática.

Jussara Brigo, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Especialista em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Mestre em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Professora de Matemática da Educação Básica com atuação temporária no Ensino Superior nas modalidades Presencial e a Distância. Professora efetiva de matemática da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis desde de 2009. Na rede municipal, no período de 2012 a 2016, assumiu as funções de assessora Pedagógica da Diretoria do Ensino Fundamental, de coordenadora dos professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e formadora da formação "continuada" de professores que ensinam matemática no ensino fundamental. Atuou na formação "continuada" de professores nos programas Federais do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II) e no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). É integrante do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) UFSC. É participante das Feiras de Matemática junto a Comissão Permanente das Feiras de Matemática- SC/BR e Comissão Permanente das Feiras de Matemática da Regional de Florianópolis.

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Publiée

2025-08-31

Comment citer

Tomaz, H. T., Wagner, D. R., Flores, C. R., & Brigo, J. . (2025). Les pouvoirs du cours de mathématiques: à propos de l’intrigue d’une expo-sciences durable. Educação Matemática Pesquisa, 27(3), 005–024. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p005-024