Recursos utilizados pela professora Fabiana para ensinar função afim no ensino médio em uma escola do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p124-144

Palavras-chave:

Abordagem documental do didático, Recursos, Educação do campo, Atividades produtivas camponesas, Função afim

Resumo

O artigo é parte de uma dissertação de mestrado[1] inserida nos domínios da Abordagem Documental do Didático (ADD) e da Educação do Campo. Objetiva apresentar uma análise dos recursos de uma professora para ensinar função afim no Ensino Médio em uma escola do Campo, as relações entre tais recursos e deles com as atividades produtivas camponesas desenvolvidas na comunidade em que a escola está situada. Adota a Metodologia de Investigação Reflexiva, no quadro da ADD, para produzir os dados com a professora, por meio dos seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas; produção de vídeo e mapa de recursos nos quais a professora apresenta os recursos para ensinar a função afim disponíveis na escola em que atua; análise do planejamento de uma aula fornecido pela professora; e observação da aula planejada. Para caracterizar as atividades produtivas camponesas desenvolvidas no município em que está a comunidade, realizaram-se um levantamento – no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) – da produção agrícola e pecuária e entrevistas semiestruturadas com moradores(as) da comunidade. Os recursos selecionados, construídos e utilizados pela professora são em sua maioria materiais – parte são recursos digitais. confecções associadas a recursos não materiais, a exemplo da referência que ela fez aos fabricos de confecções associados às realidades dos(as) estudantes. Os resultados da pesquisa apontam para algumas necessidades relacionadas às escolas do Campo, como a necessidade de vivenciar formações – iniciais e continuadas – de professores(as) referenciadas na ADD e nos princípios da Educação do Campo, para melhor estabelecer relações entre as realidades dos(as) estudantes camponeses(as) e o ensino de Matemática.

 

[1] A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).

 

[1] A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).

Biografia do Autor

Ayrtton César Borba, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

Iranete Maria da Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Matemática e Informática pela Université Joseph Fourier (Grenoble-FR), com pós-doutorado em Didática da Matemática pelo Institut Français de Éducation; École Normale Supérieure de Lyon e pós-doutorado em Educação, com ênfase em Educação do Campo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: iranete.lima@ufpe.br

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Borba, A. C., & Lima, I. M. da S. (2025). Recursos utilizados pela professora Fabiana para ensinar função afim no ensino médio em uma escola do campo. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(3), 124–144. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p124-144