A Importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos

Autores

  • Sueli Fanizzi Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP Universidade de Mogi das Cruzes

Palavras-chave:

Ensino de Matemática nas séries iniciais, Interação nas aulas de Matemática

Resumo

Este estudo tem o propósito de apresentar uma experiência vivenciada a partir de uma atividade de resolução de problemas, realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo. Por meio da análise da transcrição das enunciações dos alunos e da professora, foi possível confirmar a visão de linguistas e educadores matemáticos sobre a importância da comunicação e da interação no desenvolvimento social e cognitivo dos indivíduos, particularmente aqui, de alunos em uma aula de Matemática. O papel do professor como agente condutor do processo interacional e da construção de conhecimento dos alunos também foi objeto de análiseE neste trabalho.

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Biografia do Autor

Sueli Fanizzi, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP Universidade de Mogi das Cruzes

Doutoranda em Educação pelo Programa de Ensino de Ciências e Matemática - FEUSP; Professora da Universidade de Mogi das Cruzes no curso de Pedagogia - Disciplina: Fundamentos do Ensino de Matemática; Autora da Coleção Porta Aberta - Ciências, da Editora FTD; Pesquisadora do GEPEME - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação - FEUSP

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Publicado

2012-09-02

Como Citar

FANIZZI, S. A Importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 317–336, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9443. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos