A Importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos

Autores/as

  • Sueli Fanizzi Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP Universidade de Mogi das Cruzes

Palabras clave:

Ensino de Matemática nas séries iniciais, Interação nas aulas de Matemática

Resumen

Este estudo tem o propósito de apresentar uma experiência vivenciada a partir de uma atividade de resolução de problemas, realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo. Por meio da análise da transcrição das enunciações dos alunos e da professora, foi possível confirmar a visão de linguistas e educadores matemáticos sobre a importância da comunicação e da interação no desenvolvimento social e cognitivo dos indivíduos, particularmente aqui, de alunos em uma aula de Matemática. O papel do professor como agente condutor do processo interacional e da construção de conhecimento dos alunos também foi objeto de análiseE neste trabalho.

Métricas

Vistas del PDF
7,304
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026512
|

Biografía del autor/a

Sueli Fanizzi, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP Universidade de Mogi das Cruzes

Doutoranda em Educação pelo Programa de Ensino de Ciências e Matemática - FEUSP; Professora da Universidade de Mogi das Cruzes no curso de Pedagogia - Disciplina: Fundamentos do Ensino de Matemática; Autora da Coleção Porta Aberta - Ciências, da Editora FTD; Pesquisadora do GEPEME - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação - FEUSP

Publicado

2012-09-02

Cómo citar

FANIZZI, S. A Importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 317–336, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9443. Acesso em: 24 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos