Análise do sistema de recursos de um professor de Matemática no ensino remoto

Autores

  • Rosana Maria da Silva UFPE
  • Rafael Marinho de Albuquerque UFPE
  • Rogério Ignácio UFPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p185-216

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático, sistema de recursos do professor de Matemática, Formação docente.

Resumo

A crise decorrente da COVID-19 trouxe desafios para a escola enquanto instituição no momento em que o distanciamento social provocou a interdição de acesso à grande parte dos recursos que os professores dispunham. O momento crucial de substituição de aulas presenciais por meio de atividades remotas em algumas escolas foi acompanhado por formações visando substituir os recursos interditados por outros equivalentes em termos de funcionalidade. Diante desse cenário, estivemos interessados em estudar como o sistema documental dos professores, sobretudo os de Matemática, foram afetados nesse ambiente de mudanças com privações temporárias de parte significativa de seus respectivos sistemas de recursos. Acompanhamos dois experientes professores de Matemática em seus processos de Gêneses documentais para aderir ao ensino remoto. Nesse ensaio apresentamos as análises referentes a um desses docentes que apresentou elementos pertinentes para nossos objetivos nesse artigo, quais sejam: (1) identificar os recursos utilizados durante as aulas remotas; (2) identificar elementos úteis ao processo de formação do professor em sua transição para o remoto; (3) compreender as interferências do ensino remoto no sistema de recursos do professor. Para tal, empregamos os princípios da Metodologia de Investigação Reflexiva, empreendendo um acompanhamento de 13 meses de atividades do docente. As conclusões parciais do estudo, ainda em andamento, dão conta de que ao identificar uma quantidade mínima de recursos que o habilitem a conduzir suas aulas segundo suas concepções, o professor empreende adaptações dos novos recursos para ajustá-los às suas regras de ação, expandindo seu sistema de recursos anterior mediante Gêneses Documentais.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

SILVA, R. M. da; MARINHO DE ALBUQUERQUE, R.; IGNÁCIO, R. Análise do sistema de recursos de um professor de Matemática no ensino remoto. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 185–216, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i3p185-216. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56441. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS