Análise de narrativas/cenas em tela
interseccionalidades com planos de aula de matemática que problematizam gêneros e sexualidades com base no streaming
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p151-176Palavras-chave:
Educação matemática, Cinema, Mulheres trans, Travestis, Teoria queerResumo
Esse artigo investiga como o processo de análise de cenas e a construção de planos de aula de matemática sobre gêneros e sexualidades por parte de professoras/ies/es de matemática (participantes de em uma disciplina de pós-graduação, que tratou de temáticas de exclusão/inclusão com produtos cinematográficos) pode contribuir para a compreensão/constituição da responsabilidade social dessas/us/es participantes diante dessas questões. Por meio da Teoria Queer, interseccionalidade e decolonialidade de gênero analisamos o processo de discussão das cenas e os planos de aula de matemática desenvolvidos pelas/peles/pelos professoras/ies/es. Assim, entendemos que as proposições de aulas de matemática sobre temáticas ligadas a gêneros e sexualidades partindo da análise de obras cinematográficas estabelecem a compreensão/constituição da responsabilidade social das/des/dos professoras/ies/es analisadas/es/os, por vezes, de forma inicial e ainda temerosa em relação à temática trans, por vezes, sob uma perspectiva queer de estranhamento e provocação de reflexões profícuas sobre a aula de matemática.
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