Interpretações do número racional como um dos elementos centrais do desenvolvimento do raciocínio proporcional: uma abordagem com o Frac-Soma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p204-229

Palavras-chave:

Educação matemática, Particionamento, Partilha, Comparação, Unitização

Resumo

Este artigo objetiva analisar os conhecimentos produzidos por alunos do 7º ano do ensino fundamental ao resolverem atividades que enfatizam as interpretações do número racional quociente e operador. A pesquisa é norteada por uma abordagem qualitativa e a produção de dados considerou protocolos de 11 atividades que foram desenvolvidas em uma turma de dez alunos de uma escola pública de Sobradinho/RS, além de gravações (áudio e vídeo), fotografias e diário de bordo da professora/pesquisadora. Dentre os resultados, constatou-se que noções relativas à partilha justa foram compreendidas, pois os alunos estabeleceram conexões entre as quantidades solicitadas e o processo de particionamento, necessárias à compreensão da interpretação quociente e ao desenvolvimento do raciocínio proporcional. Em contrapartida, identificaram-se obstáculos em relação à noção de comparação, pois não foram sistematizadas conclusões acerca das noções de “quanto mais/menos” uma quantidade é maior/menor que a outra. Para minimizar essas dificuldades, durante as intervenções da professora/pesquisadora, foi necessário enfatizar o processo de unitização, fundamental à compreensão da noção de equivalência e ao raciocínio proporcional. Nas atividades envolvendo a interpretação operador, verificou-se que na ação de particionar o inteiro, bem como “trocar” peças do Frac-Soma por outras, ocorreu “perda” da referência da unidade. Após discussões nos grupos e intervenções da professora/pesquisadora, perceberam-se indícios de entendimentos de operador como uma função capaz de transformar a unidade em outra semelhante. Em conclusão, observou-se que os alunos apresentaram entendimentos sobre essas interpretações do número racional, embora, as noções de operador e comparação ainda sejam um desafio para alguns.

Biografia do Autor

Claudia Aparecida Winkelmann, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Educação Matemática

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Matemática, membro do PPGEMEF - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/ UFSM e do PPGECQVS - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde/UFSM. É pesquisadora e uma das líderes do EMgep - Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como na formação de professores que ensinam Matemática.

Maria Arlita da Silveira Soares, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, mestrado e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa - Campus Caçapava do Sul. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Matemática, formação inicial e continuada, ensino aprendizagem de Matemática. Integrante dos Grupos de Pesquisas: GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática e EMgep - Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas.

Referências

Baldino, R. R. (1983). Material Concreto: Frac – Soma 235. Casquinha – Material de Apoio Pedagógico. Bicudo, M. A. V. (2012). A pesquisa em Educação Matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 5(2), (mai-ago), 15-26.

Borba, M.C & Araújo, J. L. (2019). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Editora Autêntica.

Cyrino, M. C. C. T.; Garcia, T. M. R.; Oliveira, L.; Rocha, M. R. (2014). Formação de Professores em Comunidades de Prática: frações e raciocínio proporcional. Londrina: UEL, 37-63, 2014.

Graça, S. I., Ponte, J. P. da & Guerreiro, A. (2021). Quando As Frações Não São Apenas Partes de Um Todo…! Revista Educação Matemática Pesquisa. 23(1), 683-712.

Lamon, S. J. (2008). Teaching Fractions and Ratios for Understanding: Essential content knowledge and instructional strategies for teachers. New York: Routledge.

Lesh, R., Post, T., Behr, M. (1988). Raciocínio Proporcional = Proportional Reasoning. In J. Hiebert & M. Behr (orgs.), Number Concepts and Operations in the Middle Grades. Reston: Lawrence Erlbaum/National Council of Teachers of Mathematics.

Maranhão, C., Machado, S. (2011). Uma Meta-Análise de Pesquisas sobre o Pensamento Proporcional. Educar em revista (n. especial), 141-156.

Oliveira, I. (2009). Proporcionalidade: estratégias utilizadas na Resolução de Problemas por alunos do Ensino Fundamental no Quebec. Boletim de Educação Matemática (Bolema), 22(34), 57-80.

Oliveira, L. M. C. P. de. (2014). Aprendizagens no Empreendimento Estudo do Raciocínio Proporcional [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina]. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/OLIVEIRA-Lais-Maria-Costa-Pires-de.pdf

Onuchic, L. R. & Allevato, N. S. G. (2008). As diferentes “Personalidades” do número racional trabalhadas através da resolução de problemas. Boletim de Educação Matemática (Bolema), 21(31), 79– 102.

Silva, M. J. F. da & Almouloud, S. A. (2018). Números racionais: concepções, representações e situações. In G. P. Oliveira. Educação Matemática epistemologia, didática e tecnologia. Editora da Livraria da Física.

Sores, M. A. da S. (2016). Proporcionalidade um conceito formador e unificador da Matemática: uma análise de materiais que expressam fases do currículo da Educação Básica [Tese de doutorado em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul]. http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4963

Publicado

2025-08-31

Como Citar

Winkelmann, C. A., Mariani, R. de C. P., & Soares, M. A. da S. (2025). Interpretações do número racional como um dos elementos centrais do desenvolvimento do raciocínio proporcional: uma abordagem com o Frac-Soma. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(3), 204–229. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p204-229