Formação de professores de matemática em uma perspectiva inclusiva

analisando práticas concebidas em um contexto de colaboração entre universidade e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p145-175

Palavras-chave:

Formação de professores, Inclusão escolar, Matemática

Resumo

O presente artigo decorre de investigação com foco nos conhecimentos mobilizados por futuros professores de Matemática que vivenciam práticas formativas na perspectiva inclusiva. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa se caracterizou como uma pesquisa-formação, cujos dados foram produzidos no âmbito de duas disciplinas com carga horária totalmente dedicada à prática como componente curricular. O objeto deste artigo é a análise de práticas formativas na perspectiva inclusiva, em especial aquelas que valorizem a presença do professor da educação básica como co-formador e/ou que considerem o contexto escolar inclusivo também como campo dessa formação. Busca-se identificar as contribuições destas práticas a partir das lentes teóricas do conhecimento na, da e para a prática, de Cochran-Smith e Lytle. Os resultados apontam que as práticas pautadas em rodas de conversa sobre inclusão contribuem para problematizar a escola a partir da realidade vivida e narrada pelos professores experientes, em especial aqueles que pesquisam sobre a inclusão. As práticas de planejar aulas de matemática na perspectiva inclusiva, em um contexto de colaboração entre universidade e escola, contribuem para mobilização de conhecimentos para a prática, principalmente quando consideram salas de aulas reais, regulares e que possuem alunos Público-alvo da Educação Especial. As práticas de executar e de narrar essas aulas constituem uma verdadeira experiência formativa, que contribui para a articulação de conhecimentos para prática, na prática e da prática. Nesse processo, os licenciandos conseguem refletir sobre a realidade da escola, sobre os obstáculos para a inclusão e sobre o alcance das aulas planejadas por eles, comparando-os com a teoria estudada.

Biografia do Autor

Denise Pereira de Alcantara Ferraz, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1988), graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1989), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano (2000), mestrado em Psicologia da Saúde - Universiddae Metodista de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Tem interesses de pesquisa em Pocessos Formativos e Práticas Pedagógicas na Educação em Ciências na perspectiva da Educação Inclusiva.

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá

Professora Associada no Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá, onde atua como docente no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática e coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (extensão). Representa a Unifei na Rede Mineira de Formação de Professores para a Educação Básica. Como integrante do GT7 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, coordena um projeto CNPq sobre Conhecimentos Matemáticos Próprios da Docência (2024 a 2027). Atuou de 2014 a 2020, como Coordenadora de área dos Programas PIBID e Residência Pedagógica. Doutora em Educação (2015), Mestre em Educação Matemática (2007), Especialista (1997) e licenciada em Matemática (1995), todos pela Unicamp. Pós-doutoramento na UFRJ (2023). Atuou por 20 anos como professora de Matemática na Educação Básica e se dedica à formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Seus temas de interesse/pesquisa são: Formação de professores que ensinam Matemática, Formação do Formador, Conhecimento profissional do professor de Matemática e Perspectivas colaborativas e investigativas de trabalho.

Gabriela Gomes Ribeiro

Mestre em Educação em Ciências. Pesquisador Autônomo

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Ferraz, D. P. de A., Cristovão, E. M., & Ribeiro, G. G. (2025). Formação de professores de matemática em uma perspectiva inclusiva: analisando práticas concebidas em um contexto de colaboração entre universidade e escola. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(3), 145–175. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p145-175