Inclusão e justiça social em um projeto de letramento estatístico: educação estatística crítica de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômico-ambiental

Autores

  • Fernanda Angelo Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Mauren Porciúncula Moreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0003-1161-8220

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p035-066

Palavras-chave:

Educação crítica, Letramento estatístico, Cidadania, Justiça social, Inclusão

Resumo

Esta pesquisa apresenta um recorte de uma tese de doutorado, com foco na Educação Estatística Crítica (EEC) de estudantes, com idades entre 14 e 17 anos, de uma instituição de ensino pré-profissionalizante que atende jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os alunos desenvolveram Projetos de Aprendizagem Estatísticos (PAE) no contexto de implementação do Projeto de Letramento Multimídia Estatístico (LeME). O objetivo foi investigar aspectos emergentes envolvidos no LeME que podem mobilizar uma EEC e promover a inclusão e justiça social. Para isso, foram analisadas as transcrições de entrevistas coletivas com os estudantes realizadas após a conclusão dos PAE. Tal análise se deu com o auxílio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e concentrou-se, principalmente, nos conceitos relacionados à Educação Estatística Crítica, à educação inclusiva e à justiça social. A análise das respostas de duas questões da entrevista revelou que o LeME mobilizou várias características da EEC, como contextualização dos conceitos estatísticos, trabalho colaborativo, incentivo à análise e interpretação dos resultados, ambiente democrático de aprendizagem, bem como a reflexão crítica sobre o papel da estatística na sociedade. Em relação aos aspectos relacionados à inclusão e justiça social, foram observadas características no LeME, como trabalho em grupo, uso de dados reais, construção de conhecimentos estatísticos, desenvolvimento de habilidades sociais e reflexão que estão de acordo com uma abordagem de aprendizagem cooperativa para a inclusão. O LeME também possibilitou a promoção da justiça social por meio da leitura e escrita de mundo, considerando o contexto e a realidade dos estudantes.

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Biografia do Autor

Fernanda Angelo Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES/UFF. Atua nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística. Atualmente é Professora de Matemática da Rede Municipal de Pirapetinga, MG e Tutora à Distância das disciplinas de Lógica e Teoria dos Conjuntos e Introdução à Combinatória de Contagem do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). É membra da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística - RELIEE e da International Association for Statistical Education - IASE. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística EAME - LABEM - UFF- INFES e do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE

Mauren Porciúncula Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Dra. Mauren Porciúncula é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve as atividades no Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística (LabEst), do Innovation Center of Statistical Education (ICE), sediados no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), da FURG. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Líder do Grupo InterNacional de Pesquisa em Educação Estatística (GIIPEE) e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística (EduEst). Coordenadora do Programa Letramento Multimídia Estatístico (LeME), Best Cooperative Project Award, da International Association for Statistical Education (IASE), e de Projetos associados à este. É membra do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), da Associação Brasileira de Estatística (ABE), da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE) e da International Association for Statistical Education (IASE). É Country Coordinator do International Statistical Literacy Project (ISLP), da IASE, no Brasil. É co-fundadora de Projetos e Tecnologias Sociais e Educacionais para a Educação Estatística, tais como a Sala da Aprendizagem da Estatística (SalAEst), o Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Estatísticos (PET SabEst), o Programa de Apoio Tecnológico para uma Educação Lúdica e Interativa de Estatística (ATELIE), o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu) e o International forum for early career researchers in statistics education (INCREASE). Editora da Educação Matemática em Revista SBEM-RS (2018-2025). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ciências QVS-Associação Ampla - FURG (2021-2022).Associate Editor da Statistical Education Research Journal - SERJ.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

PEREIRA, F. . A.; DA SILVA, M. P. M. . Inclusão e justiça social em um projeto de letramento estatístico: educação estatística crítica de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômico-ambiental: . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 035–066, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p035-066. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/67198. Acesso em: 23 dez. 2024.