Inclusão e justiça social em um projeto de letramento estatístico: educação estatística crítica de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômico-ambiental
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p035-066Palavras-chave:
Educação crítica, Letramento estatístico, Cidadania, Justiça social, InclusãoResumo
Esta pesquisa apresenta um recorte de uma tese de doutorado, com foco na Educação Estatística Crítica (EEC) de estudantes, com idades entre 14 e 17 anos, de uma instituição de ensino pré-profissionalizante que atende jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os alunos desenvolveram Projetos de Aprendizagem Estatísticos (PAE) no contexto de implementação do Projeto de Letramento Multimídia Estatístico (LeME). O objetivo foi investigar aspectos emergentes envolvidos no LeME que podem mobilizar uma EEC e promover a inclusão e justiça social. Para isso, foram analisadas as transcrições de entrevistas coletivas com os estudantes realizadas após a conclusão dos PAE. Tal análise se deu com o auxílio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e concentrou-se, principalmente, nos conceitos relacionados à Educação Estatística Crítica, à educação inclusiva e à justiça social. A análise das respostas de duas questões da entrevista revelou que o LeME mobilizou várias características da EEC, como contextualização dos conceitos estatísticos, trabalho colaborativo, incentivo à análise e interpretação dos resultados, ambiente democrático de aprendizagem, bem como a reflexão crítica sobre o papel da estatística na sociedade. Em relação aos aspectos relacionados à inclusão e justiça social, foram observadas características no LeME, como trabalho em grupo, uso de dados reais, construção de conhecimentos estatísticos, desenvolvimento de habilidades sociais e reflexão que estão de acordo com uma abordagem de aprendizagem cooperativa para a inclusão. O LeME também possibilitou a promoção da justiça social por meio da leitura e escrita de mundo, considerando o contexto e a realidade dos estudantes.
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