Apelo à introdução de transformações distorcidas nos programas do ensino médio no Senegal: o caso da inversão

Autores

  • Thiendou Diack FASTEF-UCAD-Sénégal
  • El hadji Malick Dia FASTEF-UCAD-Sénégal
  • Cissé Ba FASTEF-UCAD-Sénégal

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p081-097

Palavras-chave:

Inversão geométrica, Programa de matemática

Resumo

 

Os programas senegaleses de matemática de 2006 (programa em vigor) convidam o professor a dar exemplos de transformações que não preservam o baricentro nos Terminais S1-S3. É por isso que consideramos necessário oferecer aos professores um curso sobre inversão geométrica. Neste artigo iremos, por um lado, experimentar e analisar atividades que visam introduzir a inversão geométrica na classe Terminale S1. Por outro lado, realizaremos uma pesquisa entre professores para ter uma ideia do lugar ocupado pelas transformações distorcidas no ensino da matemática no Senegal.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiendou Diack, FASTEF-UCAD-Sénégal

Doctorant en didactique des mathématiques

El hadji Malick Dia, FASTEF-UCAD-Sénégal

Docteur en géométrie différentielle et Docteur en histoire des science

Cissé Ba, FASTEF-UCAD-Sénégal

Docteur en didactique des mathématiques

Referências

Bkouche R. (1991) De la géométrie et des transformations, Repères-IREM no 04, Juillet 1991.

Chasles M. [Cha70] Rapport sur les progrès de la géométrie, qui date de 1870.

Kuntz G. (1998) une transformation oubliée qui sort de l’ordinaire l’inversion, Repères-IREM no 30

Walter A. (2001) Quelle géométrie pour l’enseignement au collège, petit x no 54 pp. 31-49.

Daniel, J-C (1995) Géométrie en mouvement, Repères IREM n°18

Diack T. et al. (2022), Etude descriptive de l’historique des transformations géométriques dans les programmes de mathématiques aux Sénégal. LIENS, ISSN 2772- 2392 n°2, Juillet 2022

Publicado

2024-09-01

Como Citar

DIACK, T.; DIA, E. hadji M.; BA, C. Apelo à introdução de transformações distorcidas nos programas do ensino médio no Senegal: o caso da inversão. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 081–097, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i2p081-097. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/67815. Acesso em: 22 nov. 2024.