Apelo à introdução de transformações distorcidas nos programas do ensino médio no Senegal: o caso da inversão
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p081-097Palavras-chave:
Inversão geométrica, Programa de matemáticaResumo
Os programas senegaleses de matemática de 2006 (programa em vigor) convidam o professor a dar exemplos de transformações que não preservam o baricentro nos Terminais S1-S3. É por isso que consideramos necessário oferecer aos professores um curso sobre inversão geométrica. Neste artigo iremos, por um lado, experimentar e analisar atividades que visam introduzir a inversão geométrica na classe Terminale S1. Por outro lado, realizaremos uma pesquisa entre professores para ter uma ideia do lugar ocupado pelas transformações distorcidas no ensino da matemática no Senegal.
Metrics
Referências
Bkouche R. (1991) De la géométrie et des transformations, Repères-IREM no 04, Juillet 1991.
Chasles M. [Cha70] Rapport sur les progrès de la géométrie, qui date de 1870.
Kuntz G. (1998) une transformation oubliée qui sort de l’ordinaire l’inversion, Repères-IREM no 30
Walter A. (2001) Quelle géométrie pour l’enseignement au collège, petit x no 54 pp. 31-49.
Daniel, J-C (1995) Géométrie en mouvement, Repères IREM n°18
Diack T. et al. (2022), Etude descriptive de l’historique des transformations géométriques dans les programmes de mathématiques aux Sénégal. LIENS, ISSN 2772- 2392 n°2, Juillet 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).