A argumentação matemática, um conceito precursor da prova matemática

Autores

  • Nicolas Balacheff Laboratoire d’informatique de Grenoble, Université Grenoble Alpes, CNRS, Grenoble INP 38000 Grenoble, France
  • Saddo Ag Almouloud PUC-SP https://orcid.org/0000-0002-8391-7054
  • Marluce Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Solange Fernandes Maia Pereira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p389-412

Palavras-chave:

Argumentação matemática, Aprendizagem precoce da prova, Epistemologia

Resumo

Esta palestra oferece uma reflexão sobre o desafio imposto pela tendência atual de currículos e padrões que recomendam o aprendizado da prova desde o início da escola obrigatória. Essa tendência coloca em evidência a noção de argumentação aqui discutida, bem como suas relações com a prova como um meio legítimo convincente e explicativo para apoiar a verdade de um enunciado na sala de aula de matemática. Por fim, discute-se um conceito didático de argumentação matemática, com a proposição de elementos de sua caracterização.

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Biografia do Autor

Nicolas Balacheff, Laboratoire d’informatique de Grenoble, Université Grenoble Alpes, CNRS, Grenoble INP 38000 Grenoble, France

Doctorat d'état ès-sciences, mathématiques (didactique)

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS-BA)

Solange Fernandes Maia Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA-RS)

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

BALACHEFF, N.; ALMOULOUD, S. A.; SANTOS, M. A. dos; PEREIRA, S. F. M. A argumentação matemática, um conceito precursor da prova matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 389–412, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p389-412. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/69580. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Tradução de artigo ou capítulo de livro