L´ argumentation mathématique, un concept précurseur de la preuve mathématique

Auteurs

  • Nicolas Balacheff Laboratoire d’informatique de Grenoble, Université Grenoble Alpes, CNRS, Grenoble INP 38000 Grenoble, France
  • Saddo Ag Almouloud PUC-SP https://orcid.org/0000-0002-8391-7054
  • Marluce Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Solange Fernandes Maia Pereira Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p389-412

Mots-clés :

Argumentation mathématique, Apprentissage précoce de la preuve, Épistémologie

Résumé

Cet exposé propose une réflexion sur le défi posé par la tendance actuelle des curriculums et des standards qui recommandent l'apprentissage de la preuve dès le début de l'école obligatoire. Cette tendance met en évidence la notion d'argumentation discutée ici, ainsi que sa relation avec la preuve en tant que moyen légitime de convaincre et d'expliquer la vérité d'un énoncé dans la classe de mathématiques. Enfin, un concept didactique de l'argumentation mathématique est discuté, proposant des éléments de sa caractérisation.

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Bibliographies de l'auteur

Nicolas Balacheff, Laboratoire d’informatique de Grenoble, Université Grenoble Alpes, CNRS, Grenoble INP 38000 Grenoble, France

Doctorat d'état ès-sciences, mathématiques (didactique)

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS-BA)

Solange Fernandes Maia Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA-RS)

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Publiée

2024-12-23

Comment citer

BALACHEFF, N.; ALMOULOUD, S. A.; SANTOS, M. A. dos; PEREIRA, S. F. M. L´ argumentation mathématique, un concept précurseur de la preuve mathématique. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 389–412, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p389-412. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/69580. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Tradução de artigo ou capítulo de livro