Argumentación matemática, un concepto precursor de la prueba matemática

Autores/as

  • Nicolas Balacheff Laboratoire d’informatique de Grenoble, Université Grenoble Alpes, CNRS, Grenoble INP 38000 Grenoble, France
  • Saddo Ag Almouloud PUC-SP https://orcid.org/0000-0002-8391-7054
  • Marluce Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Solange Fernandes Maia Pereira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p389-412

Palabras clave:

Argumentación matemática, Aprendizaje temprano de la prueba, Epistemología

Resumen

Esta charla ofrece una reflexión sobre el reto que plantea la tendencia actual de los planes de estudio y las normas que recomiendan el aprendizaje de la demostración desde el comienzo de la enseñanza obligatoria. Esta tendencia pone de relieve la noción de argumentación que aquí se discute, así como su relación con la demostración como medio legítimo, convincente y explicativo, de apoyar la verdad de un enunciado en el aula de matemáticas. Por último, se discute una concepción didáctica de la argumentación matemática, proponiendo elementos de su caracterización.

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Biografía del autor/a

Nicolas Balacheff, Laboratoire d’informatique de Grenoble, Université Grenoble Alpes, CNRS, Grenoble INP 38000 Grenoble, France

Doctorat d'état ès-sciences, mathématiques (didactique)

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS-BA)

Solange Fernandes Maia Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA-RS)

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Publicado

2024-12-23

Cómo citar

BALACHEFF, N.; ALMOULOUD, S. A.; SANTOS, M. A. dos; PEREIRA, S. F. M. Argumentación matemática, un concepto precursor de la prueba matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 389–412, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p389-412. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/69580. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Tradução de artigo ou capítulo de livro