Call for a Thematic Dossier: Transgressive Teachings, Solidarity Learning – For an Ecology of Languages-Literatures-and-Languages

2023-07-17

DOSSIÊ TEMÁTICO - I Congresso Internacional do ELLAE: Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens

 

Organizadores:

Prof. Dr. Amilton José Freire de Queiroz – Universidade Federal do Acre/ Brasil

Profª Drª Grassinete C. de Albuquerque Oliveira - – Universidade Federal do Acre/ Brasil

Prof. Dr. André Effgen de Aguiar – Instituto Federal do Espírito Santo/Brasil

Profª Drª Fernanda Righi – Roger Williams University/Bristol, Rhode Island/USA

Profª Drª Jafte Dilean Robles Lomeli (Universidad de Sonora, México) 

 

Este dossiê temático tem como ponto de partida as discussões oriundas do I Congresso Internacional do ELLAE, em andamento, o qual busca estabelecer, pelo diálogo responsivo bakhtiniano e pelas produções das gretas de Walsh (2013), discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem de línguas-literaturas-e-linguagens como práxis decolonial,  IN-disciplinar (MOITA LOPES, 2006) transgressiva (PENNYCOOK, 2006) e solidária (ABDALA JUNIOR, 2012). Para tanto, o dossiê busca debater e produzir ações crítico-colaborativas centradas na (re)construção de saber cujas complexidades perpassam o horizonte de produção, recepção e circulação das memórias, dos discursos e das RE-Existências (WALSH, 2013), ao adotar uma compressão heterogênea do fazer pedagógico, intelectual e humano da vida acadêmica-escolar. Ao propormos o dossiê temático com o tema na ecologia das línguas-literaturas-e-linguagens, consideramos o lugar da pesquisa como cena investigativa a qual aponta para outros remapeamentos das epistemologias e praxiologias da docência e da discência, assentados nas dinâmicas das (RE) leituras, escritas e interpretações da emergência de outras ecologias de línguas-literaturas-e-linguagens inseridas nos múltiplos diálogos que dinamizam e provocam o agir-fazer decolonial. Com esta perspectiva, convidamos os participantes do I Congresso Internacional do ELLAE, assim como demais pesquisadores que se encontram envolvidos em questões de línguas-literaturas-e-linguagens, para submeterem artigos que discutam alguma das temáticas desenvolvidas pelo Congresso, a saber: 1) Literatura, Ecologia e Decolonialidade: rumo ao fazer transgressivo, 2) Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: relatos e lutas decoloniais, 3) Silêncios (não) negociados:  educação no cárcere privado,  4) Decolonizar a educação: rumo aos saberes transgressivos, 5) Multiletramentos, Multimodalidade e Gêneros Discursivos/Textuais no ensino de línguas, 6) Estudos do Letramento e Práticas Cidadãs na formação de professores, 7) Literatura, experiência e ensino, 8) Experiências de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: formando os cidadãos do século XXI, 9) Do Direito à Educação Inclusiva: Políticas de Acesso, Permanência e Qualidade Social,  10) Formação de Professores com vistas para uma educação inclusiva: implicações na educação de surdos e, 11) Territorialidades: olhares, vivências e saberes do sul na/para a plurinacionalidade. Com estes horizontes de reflexão, esperamos, portanto, contribuir para ampliar os caminhos da investigação sobre uma educação linguística e literária, de fato, transgressiva, humana e decolonial na vida vivida hoje. 

Prazos:

Submissões: 01 de agosto a 25 de outubro de 2023.

Publicação agendada para 30 de dezembro de 2023.

Obs.1.: Pode haver mais de um volume do dossiê temático

Obs.2.: Textos em português, inglês e espanhol serão aceitos.

Instruções para autores estão disponíveis em DIRETRIZES PARA AUTORES: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/about/submissions

OBS.3.: Somente serão aceitos para avaliação os textos que estiverem totalmente dentro das normas da Revista, inclusive no template.

Os trabalhos apresentados para avaliação devem ser enviados on-line, depois de realizado o Cadastro na Revista pelo seguinte endereço: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/about/submissions

Ao submeter o texto, indique a seção a qual o artigo é destinado, ou seja, ao Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens

OBS.4.:  OS AUTORES E COAUTORES QUE PARTICIPARAM DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DO ELLAE PRECISAM SUBMETER SEUS TEXTOS JUNTO COM UM DOUTOR, CONFORME NORMAS DA REVISTA THE ESPECIALIST.

OBS.5.: LEIAM CUIDADOSAMENTE TODAS AS DIRETRIZES DA REVISTA PARA QUE NÃO TENHAM O TEXTO REJEITADO.