O LETRAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DE INGLÊS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Rodolfo Rodrigues Pereira dos Santos Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil
  • Sérgio Ifa Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Palavras-chave:

letramento crítico, atividades de língua inglesa, formação continuada.

Resumo

Fundamentado na pesquisa-ação e na abordagem do letramento crítico para o ensino, o presente artigo, de cunho teórico-reflexivo, discute aspectos constitutivos da abordagem do letramento crítico, bem como apresenta e interpreta uma atividade desenvolvida com alunos do 9º ano do ensino fundamental, por uma professora participante do projeto de formação continuada para professores de Inglês da rede pública municipal. Ao interpretar a atividade foi possível perceber que a prática de ensino da professora contribuiu significativamente não somente para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos, como também para o desenvolvimento da consciência crítica dos mesmos via língua Inglesa.

Biografia do Autor

Rodolfo Rodrigues Pereira dos Santos, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Rodolfo Rodrigues Pereira dos Santos is an English teacher and a Master student of Linguistics at Federal University of Alagoas. He belongs to the Ensino e Aprendizagem de Línguas research group and has developed research in the area of teacher education and English Teaching methodology as an additional language.

Sérgio Ifa, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Sérgio Ifa holds a Doctoral degree in Applied Linguistics (PUCSP) and is a professor at UFAL. He coordinates the Casas de Cultura no Campus Extension Project. He is a researcher at the Ensino e Aprendizagem de Línguas group and is responsible for the National English teacher education in Alagoas.

Downloads

Como Citar

Santos, R. R. P. dos, & Ifa, S. (2014). O LETRAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DE INGLÊS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO CONTINUADA. The Especialist, 34(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/19231

Edição

Seção

Artigos