OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E SEUS LETRAMENTOS

Authors

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho.

Keywords:

Práticas de leitura, Eventos de letramento, Objetivos de leitura.

Abstract

O objetivo deste artigo é diagnosticar quais são as práticas de leitura institucionalizadas e as vernaculares ou autogeradas realizadas pelos alunos do ensino médio, a fim de que os resultados da investigação sejam um instrumento norteador para elaboração de eventos de letramento: projetos que organizam estratégias de ensino para que os estudantes tenham acesso a práticas letradas situadas. Para tanto,    apoiamo-nos os pressupostos teóricos sobre letramentos e analisamos um questionário oferecido a cem alunos do ensino médio. Os resultados demonstraram que quase a metade dos investigados não tem a leitura como hábito, mas aqueles que têm praticam a leitura em diferentes situações comunicativas ligadas às esferas escolar, religiosa, familiar, esportiva, empresarial e cotidiana. Sobressaindo a prática social de ler pelo gosto, pelo prazer de ler. 

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho.

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer PhD in Language Studies. Professor at the Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) campus Jacarezinho. Professor of Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (UENP). Researcher of the Research Group "Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas” (CNPQ / UENP

Published

2016-12-30

How to Cite

Striquer, M. dos S. D. (2016). OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E SEUS LETRAMENTOS. The ESPecialist, 37(1). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/23664

Issue

Section

Papers