OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E SEUS LETRAMENTOS
Keywords:
Práticas de leitura, Eventos de letramento, Objetivos de leitura.Abstract
O objetivo deste artigo é diagnosticar quais são as práticas de leitura institucionalizadas e as vernaculares ou autogeradas realizadas pelos alunos do ensino médio, a fim de que os resultados da investigação sejam um instrumento norteador para elaboração de eventos de letramento: projetos que organizam estratégias de ensino para que os estudantes tenham acesso a práticas letradas situadas. Para tanto, apoiamo-nos os pressupostos teóricos sobre letramentos e analisamos um questionário oferecido a cem alunos do ensino médio. Os resultados demonstraram que quase a metade dos investigados não tem a leitura como hábito, mas aqueles que têm praticam a leitura em diferentes situações comunicativas ligadas às esferas escolar, religiosa, familiar, esportiva, empresarial e cotidiana. Sobressaindo a prática social de ler pelo gosto, pelo prazer de ler.
Metrics
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.