OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E SEUS LETRAMENTOS
Palavras-chave:
Práticas de leitura, Eventos de letramento, Objetivos de leitura.Resumo
O objetivo deste artigo é diagnosticar quais são as práticas de leitura institucionalizadas e as vernaculares ou autogeradas realizadas pelos alunos do ensino médio, a fim de que os resultados da investigação sejam um instrumento norteador para elaboração de eventos de letramento: projetos que organizam estratégias de ensino para que os estudantes tenham acesso a práticas letradas situadas. Para tanto, apoiamo-nos os pressupostos teóricos sobre letramentos e analisamos um questionário oferecido a cem alunos do ensino médio. Os resultados demonstraram que quase a metade dos investigados não tem a leitura como hábito, mas aqueles que têm praticam a leitura em diferentes situações comunicativas ligadas às esferas escolar, religiosa, familiar, esportiva, empresarial e cotidiana. Sobressaindo a prática social de ler pelo gosto, pelo prazer de ler.
Metrics
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.