Estoques de conhecimentos interacionais como objeto de ensino na educação médica: uma análise sociointeracional

Authors

  • Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a7

Keywords:

Estoques de conhecimento interacionais, Tecnologização do discurso, Educação médica

Abstract

Neste estudo, tenho como objetivo construir uma compreensão sobre uma prática de ensino do processo de interação profissional para estudantes de graduação na área de saúde. A partir dos conceitos de Estoques de Conhecimento Interacional (PERÄKYLÄ & VEHVILÄINEN, 2003) e Tecnologização do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), bem como dos estudos da fala-em-interação, analiso uma atividade de ensino da comunicação médica, em perspectiva microetnográfica. Como resultados, aponto a tensão que se instaura na produção em ato da tecnologização do discurso, e como, a partir da interação entre estudantes e professora, se produz um Estoque de Conhecimento Interacional. 

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Author Biography

Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Educação

Professor Adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Estudos da Linguagem pela UFF e mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ.

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Published

2018-12-28

How to Cite

Jácome, A. J. P. C. de A. (2018). Estoques de conhecimentos interacionais como objeto de ensino na educação médica: uma análise sociointeracional. The ESPecialist, 39(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a7

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Section

Papers