Estoques de conhecimentos interacionais como objeto de ensino na educação médica: uma análise sociointeracional

Autores

  • Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a7

Palavras-chave:

Estoques de conhecimento interacionais, Tecnologização do discurso, Educação médica

Resumo

Neste estudo, tenho como objetivo construir uma compreensão sobre uma prática de ensino do processo de interação profissional para estudantes de graduação na área de saúde. A partir dos conceitos de Estoques de Conhecimento Interacional (PERÄKYLÄ & VEHVILÄINEN, 2003) e Tecnologização do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), bem como dos estudos da fala-em-interação, analiso uma atividade de ensino da comunicação médica, em perspectiva microetnográfica. Como resultados, aponto a tensão que se instaura na produção em ato da tecnologização do discurso, e como, a partir da interação entre estudantes e professora, se produz um Estoque de Conhecimento Interacional. 

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Biografia do Autor

Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Educação

Professor Adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Estudos da Linguagem pela UFF e mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Jácome, A. J. P. C. de A. (2018). Estoques de conhecimentos interacionais como objeto de ensino na educação médica: uma análise sociointeracional. The Especialist, 39(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a7

Edição

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Artigos