A didatização de gêneros multimodais: práticas de leitura das histórias em quadrinhos em livros didáticos de língua portuguesa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a4

Keywords:

Ensino, história em quadrinhos, livros didáticos, multimodalidade.

Abstract

O objetivo deste estudo é identificar a abordagem do gênero história em quadrinhos nos livros didáticos de língua portuguesa quanto a aspectos gramaticais, críticos, ilustrativos e, principalmente, semióticos. Tal proposta encontra relevância acadêmica e social na multimodalidade, considerando uma sociedade que requer cada vez mais uma competência comunicativa multissemiótica. Os pressupostos aplicados à análise emergem da teoria cognitiva de aprendizagem multimodal, desenvolvida por Richard Mayer, e do discurso da história em quadrinhos, abordado por Sônia Luyten. Por meio de pesquisa documental e qualitativa, este estudo tem como corpus livros do nono ano do ensino fundamental, inscritos no Programa Nacional do Livro Didático do triênio 2014-2016. Os resultados apontam que, embora a inclusão desse gênero textual nos livros didáticos se faça de maneira significativa, a exploração dos recursos multimodais ainda é incipiente, porquanto as histórias em quadrinhos são utilizadas significativamente como pretexto para análise gramatical.  

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Author Biography

Josiane Brunetti Cani, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Josiane Brunetti Cani, doctor in Applied Linguistics by the Graduate Program in Linguistic Studies of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), Master of Education from Universidad del Norte, Paraguay. Servant of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Holy Spirit and professor of the Faculty Castelo Branco. Member of the Studies and Research group of Ifes: "Language, Literature and Education", with academic interest in issues related to the dialogue between the three articulated axes, offering research perspective with pragmatic developments, especially in the educational area and the research group of the Federal University of Minas Gerais "Free Text: Semiotics and Technology" with highlights for language and technology. E-mail: josicani@gmail.com

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Published

2019-07-08

How to Cite

Cani, J. B. (2019). A didatização de gêneros multimodais: práticas de leitura das histórias em quadrinhos em livros didáticos de língua portuguesa. The ESPecialist, 40(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a4

Issue

Section

Papers