O ensino do léxico de língua italiana nos aplicativos mosalinga e mondly
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a3Keywords:
Léxico, Aplicativos, Ensino, Língua Italiana.Abstract
Na atualidade as mais variadas formas de tecnologia tomaram espaços significativos também no contexto educacional de línguas estrangeiras. Como exemplo, o uso de diversos aplicativos vem sendo utilizados nesse contexto. Uma das estratégias utilizadas por eles é promover a interação entre o aprendiz e o software, por meio da gamificação. No Brasil já estão disponíveis aplicativos com os quais se pode aprender a língua italiana. Nos níveis iniciais notamos um predomínio do ensino lexical. Neste panorama, o presente artigo tem como objetivo analisar o ensino do léxico da língua italiana nos aplicativos Mondly®[1] e MosaLingua®[2] para telefone móvel, no que se refere ao nível iniciante da aprendizagem da língua. Como pressupostos teóricos serão utilizados Biderman (2001), Oliveira e Isquerdo (2001) e Leffa (2014).
[1] Mondly não foi desenvolvido com o propósito de alcançar os requisitos do Quadro Comum Europeu de Referência
[2] MosaLingua foi desenvolvido para atender aos descritos do nível A1 do Quadro Comum Europeu de Referência.
Metrics
References
AMORIM, Diego Felipe Borges de. 2014. Softwares de Sistemas e de Aplicações livres: benefícios e limitações no uso dessas tecnologias nos negócios. Canoas-RS.
BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. 2001. Teoria linguística: teoria lexical e linguística computacional. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes.
CONSIGLIO D’EUROPA. 2002. Quadro comune europeo di riferimento per le lingue: apprendimento, insegnamento, valutazione. Firenze: La Nuova Italia.
CORDA, Alessandra; MARELLO, Carla. 2004. Lessico. Insegnarlo e impararlo. Perugia: Guerra Edizioni.
LEFFA, Vilson José. 1999. O ensino das línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n.4, p. 13-24, 1999.
______. 2014. Gamificação adaptativa para o ensino de línguas. Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Buenos Aires. Anais, p. 1-12.
MEZZADRI, Marco. 2003. I nuovi ferri del mestiere. Corso di autoformazione per l'insegnante di lingue straniera. Torino, Loescher/Bonacci.
OLIVEIRA, Ana Maria Pinto Pires; ISQUERDO, Aparecida Negri. 2001. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 2.ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMS.
UNESCO. 2013. UNESCO policy guidelines for mobile learning. França: UNESCO. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2018.
WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. 2012. For The Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business? Wharton Digital Press: Philadelphia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.