O ensino do léxico de língua italiana nos aplicativos mosalinga e mondly

Authors

  • Vanessa Correia Tavares Universidade do Oeste do Paraná
  • Rosemary Irene Castañeda Zanette Universidade do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a3

Keywords:

Léxico, Aplicativos, Ensino, Língua Italiana.

Abstract

Na atualidade as mais variadas formas de tecnologia tomaram espaços significativos também no contexto educacional de línguas estrangeiras. Como exemplo, o uso de diversos aplicativos vem sendo utilizados nesse contexto. Uma das estratégias utilizadas por eles é promover a interação entre o aprendiz e o software, por meio da gamificação. No Brasil já estão disponíveis aplicativos com os quais se pode aprender a língua italiana. Nos níveis iniciais notamos um predomínio do ensino lexical. Neste panorama, o presente artigo tem como objetivo analisar o ensino do léxico da língua italiana nos aplicativos Mondly®[1] e MosaLingua®[2] para telefone móvel, no que se refere ao nível iniciante da aprendizagem da língua. Como pressupostos teóricos serão utilizados Biderman (2001), Oliveira e Isquerdo (2001) e Leffa (2014).


[1] Mondly não foi desenvolvido com o propósito de alcançar os requisitos do Quadro Comum Europeu de Referência

[2] MosaLingua foi desenvolvido para atender aos descritos do nível A1 do Quadro Comum Europeu de Referência.

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Author Biographies

Vanessa Correia Tavares, Universidade do Oeste do Paraná

Vanessa Correia Tavares, tenured teacher in Colégio Ideal, Cascavel, Paraná, Brazil, on Elementary School and initial years. It is graduated in Phisical Education (2011), Pedagogy (2018), post-graduated in Early Childhood Education (2014), studying Arts in Language Italian/Portuguese in Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. Email: vanessacorreia1@hotmail.com

Rosemary Irene Castañeda Zanette, Universidade do Oeste do Paraná

Rosemary Irene Castañeda Zanette, tenured professor in Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brazil, on graduation and post-graduation Arts in Language courses. It is graduated in Arts in Language Italian/Portuguese (2000), master’s degree in Italian Language and Culture (2005), doctorate in Linguistic (2010), and post-doctorate in Translation Studies (2016). It is a member from GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL. Her areas of research embrace: Italian language, teaching the Italian language, lexical studies, the teaching of languages for specific objectives, corpus linguistics, and translation. E-mail: rczanette@hotmail.com

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Published

2019-12-10

How to Cite

Tavares, V. C., & Zanette, R. I. C. (2019). O ensino do léxico de língua italiana nos aplicativos mosalinga e mondly. The ESPecialist, 40(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a3

Issue

Section

Papers