O fotojornalismo como prática pedagógica no ensino da língua portuguesa como segunda língua e na formação crítica e reflexiva de alunos surdos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i3a13Keywords:
Fotojornalismo, Surdo, Segunda línguaAbstract
Este artigo é parte de uma pesquisa que investigou caminhos alternativos de ensino da língua portuguesa como segunda língua (L2) para estudantes surdos do ensino médio. O objetivo principal foi observar como os alunos compreendiam as produções visuais impressas no fotojornalismo e como realizavam produção escrita sobre as imagens coletadas. Como também verificar o envolvimento ativo dos indivíduos surdos nos processos de produção e significação da escrita da língua portuguesa. A pesquisa foi dividida em três oficinas: a) apresentação e discussão dos aspectos técnicos e históricos do fotojornalismo; b) seminários com imagens de foto jornalismo apresentados em língua brasileira de sinais (Libras); c) produção de textos individuais e coletivos. A hipótese era avaliar a relevância do uso da imagem como base textual e da Libras como língua de significação do conteúdo e da produção de texto na modalidade escrita do português. Tais práticas revelaram que as oficinas proporcionaram conhecimento em relação ao funcionamento do português escrito e do uso de imagens em textos escritos na mídia, proporcionando maior interesse dos participantes em escrever textos em língua portuguesa.
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