Da inclusão para o bilinguismo: autojulgamento de surdos no ensino médio sob a perspectiva do sistema de avaliatividade

Authors

  • Lucas Eduardo Marques Santos UFG - RC
  • Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira Almeida UFG-RC

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a9

Keywords:

Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Avaliatividade, Subsistema de Atitude, Autojulgamentos, Surdos

Abstract

Esta pesquisa se direciona a partir da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) quanto a uma visão semiótica e holística da língua, elaborada por Halliday (1994), ao sistema semântico-discursivo de Avaliatividade discutido por Martin e White (2005) e de pressupostos teóricos que abordam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Tem como objetivo investigar os elementos léxico-gramaticais que os alunos Surdos utilizam para realizar avaliações em seus discursos a partir de inter-relações que se estabelecem no espaço escolar público. Por meio dos resultados obtidos e da combinação dos referenciais teórico-metodológicos organizados, esta investigação mostrou que os Surdos vivem em uma situação escolar complexa e limítrofe, baseada nas barreiras linguísticas, culturais e identitárias que promovem o insucesso desses educandos perante o sistema educacional inclusivo atual. Esta pesquisa, portanto, contribuirá para um maior desenvolvimento reflexivo sobre a área da educação de Surdos, seus métodos e, inclusive, sobre a qualidade pedagógica e instrucional oferecida a esse povo que partilha uma língua visoespacial, nesse caso, a Libras e os autojulgamentos promovidos no contexto educacional inclusivo e não bilíngue.

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Author Biographies

Lucas Eduardo Marques Santos, UFG - RC

Técino adminstrativo da UFG, tradutor e interprete de Linguagem de Sinais, mestre em estudos da linguagem pela UFG-RC

Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira Almeida, UFG-RC

Professora Adjunta do Departamento de LetrasCoordenadora Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem

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Published

2020-05-11

How to Cite

Santos, L. E. M., & Almeida, F. A. S. D. P. (2020). Da inclusão para o bilinguismo: autojulgamento de surdos no ensino médio sob a perspectiva do sistema de avaliatividade. The ESPecialist, 41(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a9

Issue

Section

Papers