Da inclusão para o bilinguismo: autojulgamento de surdos no ensino médio sob a perspectiva do sistema de avaliatividade
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a9Palabras clave:
Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Avaliatividade, Subsistema de Atitude, Autojulgamentos, SurdosResumen
Esta pesquisa se direciona a partir da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) quanto a uma visão semiótica e holística da língua, elaborada por Halliday (1994), ao sistema semântico-discursivo de Avaliatividade discutido por Martin e White (2005) e de pressupostos teóricos que abordam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Tem como objetivo investigar os elementos léxico-gramaticais que os alunos Surdos utilizam para realizar avaliações em seus discursos a partir de inter-relações que se estabelecem no espaço escolar público. Por meio dos resultados obtidos e da combinação dos referenciais teórico-metodológicos organizados, esta investigação mostrou que os Surdos vivem em uma situação escolar complexa e limítrofe, baseada nas barreiras linguísticas, culturais e identitárias que promovem o insucesso desses educandos perante o sistema educacional inclusivo atual. Esta pesquisa, portanto, contribuirá para um maior desenvolvimento reflexivo sobre a área da educação de Surdos, seus métodos e, inclusive, sobre a qualidade pedagógica e instrucional oferecida a esse povo que partilha uma língua visoespacial, nesse caso, a Libras e os autojulgamentos promovidos no contexto educacional inclusivo e não bilíngue.
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