Affectivity in LA

Vygotsky’s ideas in the acceptance of new paradigms

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e67430

Keywords:

Applied linguistics, Affectivity, Vygotski

Abstract

This art This text presents a bibliographical research, of a qualitative nature, whose objective was to investigate the relationships between the studies of Applied Linguistics and Vygotskian conceptions about the role of affectivity in human development. Therefore, it is not a question of considering affectivity only as a vector capable of boosting motivations, nor of understanding it as affective bonds between individuals. It is about assuming the dialectical integration between cognition and affectivity, as Vygotski considered. Therefore, the paths taken by Applied Linguistics were investigated, with the socio-interactionist perspective as its fulcrum, and articles were collected in magazines that adopted Vygotskian paradigms. From the year 2000 until the first half of 2024, 19 articles were found, which denotes that Applied Linguistics embraced the affectivity's role according to Vygotski's assumptions.

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Author Biographies

Rodolfo Meissner Rolando, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

Rodolfo Meissner Rolando possui mestrado em Linguística Aplicada (2015) pela Universidade de Taubaté e doutorado (2018) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além disso, concluiu, em 2021,estágio pós-doutoral em Educação Científica pela Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá UNESP. É licenciado em Letras, Pedagogia e Filosofia. No momento, é professor do programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) e também atua como professor, coordenador pedagógico e supervisor na educação básica. 

Elisabeth Ramos da Silva, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

ossui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Foi professora da Rede municipal de São José dos Campos durante oito anos, onde criou e desenvolveu o projeto Teatro nas escolas. Atuou também em cursos preparatórios para concursos públicos e vestibulares. Foi professora doutora assistente da Universidade de Taubaté, e atualmente trabalha no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada dessa instituição, além de coordenar o curso de Especialização em língua portuguesa: Gramática e uso. 

Maria José Milharezi Abud, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

Possui as seguintes graduações, realizadas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté: Pedagogia Licenciatura (1963); Letras Português e Literatura (1972); Pedagogia com Habilitações em: Administração Escolar de 1º e 2º graus (1972); Orientação Educacional (1973); Ensino das Disciplinas e Atividades Práticas dos Cursos Normais (1975); Supervisão Escolar de 1º e 2º graus (1975). Cursou as seguintes Especializações: ?Literatura Brasileira Contemporânea?, na Universidade de Mogi das Cruzes (1974); ?A problemática da Literatura e as Literaturas Portuguesa e Brasileira?, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté (1975) e ?Semântica Aplicada ao Ensino da Comunicação e Expressão?, na Universidade de Taubaté (1977). Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo realizou seu Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1986) e seu Doutorado em Educação: Psicologia da Educação (1999). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Administração Educacional. Atualmente é professora de cursos de Pós-Graduação da Universidade de Taubaté

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Published

2025-06-11

How to Cite

Rolando, R. M., Silva, E. R. da ., & Abud, M. J. M. (2025). Affectivity in LA: Vygotsky’s ideas in the acceptance of new paradigms. The ESPecialist, 46(1), 666–677. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e67430

Issue

Section

The affective turn in Applied Linguistics