A afetividade em LA

as ideias de Vigotski na aceitação de novos paradigmas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e67430

Mots-clés :

Linguística aplicada, Afetividade, Vigotski

Résumé

Este texto apresenta uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo objetivo foi investigar as relações entre os estudos da Linguística Aplicada (LA) e as concepções vigotskianas acerca do papel da afetividade no desenvolvimento humano. Não se trata, portanto, de considerar a afetividade apenas como um vetor capaz de impulsionar motivações, tampouco de entendê-la como vínculos afetivos entre indivíduos. Trata-se de assumir a integração dialética entre cognição e afetividade, tal como Vigotski considerava. Assim sendo, foram investigados os caminhos percorridos pela LA, tendo como fulcro a perspectiva sociointeracionista, e coletados os artigos em revistas que assumiam os paradigmas vigotskianos. A partir do ano 2000 até o primeiro semestre de 2024, foram encontrados 19 artigos, o que denota que a LA acolheu o papel da afetividade segundo os pressupostos de Vigotski.  

Bibliographies de l'auteur

Rodolfo Meissner Rolando, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

Rodolfo Meissner Rolando possui mestrado em Linguística Aplicada (2015) pela Universidade de Taubaté e doutorado (2018) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além disso, concluiu, em 2021,estágio pós-doutoral em Educação Científica pela Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá UNESP. É licenciado em Letras, Pedagogia e Filosofia. No momento, é professor do programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) e também atua como professor, coordenador pedagógico e supervisor na educação básica. 

Elisabeth Ramos da Silva, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

ossui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Foi professora da Rede municipal de São José dos Campos durante oito anos, onde criou e desenvolveu o projeto Teatro nas escolas. Atuou também em cursos preparatórios para concursos públicos e vestibulares. Foi professora doutora assistente da Universidade de Taubaté, e atualmente trabalha no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada dessa instituição, além de coordenar o curso de Especialização em língua portuguesa: Gramática e uso. 

Maria José Milharezi Abud, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

Possui as seguintes graduações, realizadas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté: Pedagogia Licenciatura (1963); Letras Português e Literatura (1972); Pedagogia com Habilitações em: Administração Escolar de 1º e 2º graus (1972); Orientação Educacional (1973); Ensino das Disciplinas e Atividades Práticas dos Cursos Normais (1975); Supervisão Escolar de 1º e 2º graus (1975). Cursou as seguintes Especializações: ?Literatura Brasileira Contemporânea?, na Universidade de Mogi das Cruzes (1974); ?A problemática da Literatura e as Literaturas Portuguesa e Brasileira?, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté (1975) e ?Semântica Aplicada ao Ensino da Comunicação e Expressão?, na Universidade de Taubaté (1977). Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo realizou seu Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1986) e seu Doutorado em Educação: Psicologia da Educação (1999). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Administração Educacional. Atualmente é professora de cursos de Pós-Graduação da Universidade de Taubaté

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Publiée

2025-06-11

Comment citer

Rolando, R. M., Silva, E. R. da ., & Abud, M. J. M. (2025). A afetividade em LA: as ideias de Vigotski na aceitação de novos paradigmas. The ESPecialist, 46(1), 666–677. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e67430

Numéro

Rubrique

The affective turn in Applied Linguistics