Múltipla escolha e procedimentos “cloze” em testes de leitura: o que eles realmente mensuram?

Autores

  • Miriam Sester Retorta

Palavras-chave:

testes, múltipla escolha, cloze, avaliação, estratégias de leitura e estratégias de testes

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo feito de julho de 1995 a agosto de 1996, com o objetivo de investigar quais são os processos mentais que um examinando atravessa quando submetindo a um teste de múltipla escolha e cloze. Vinte e três informantes– não nativos, mas proficientes na língua inglesa, responderam três testes de múltipla escolha e um teste cloze, e logo a seguir, escreveram um relatório como o processos que eles utilizaram para chegar a respostas corretas. Dois fluxogramas das estratégias utilizadas pelos examinandos para atingirem as respostas corretas foram desenvolvidas. Chegou-se a conclusão de que os examinandos não somente utilizaram estratégias de leitura, mas também se engajaram numa árdua e complexa tarefa de desenvolver outras estratégias para chegarem as respostas corretas.

Biografia do Autor

Miriam Sester Retorta

Miriam Sester Retorta – High School teacher at Centro de Educação Tecnológica do Paraná. M.A. in Applied Linguistics, Universidade Federal do Paraná. Current PhD student in Applied Linguistics at IEL, Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Como Citar

Retorta, M. S. (2012). Múltipla escolha e procedimentos “cloze” em testes de leitura: o que eles realmente mensuram?. The Especialist, 22(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9393

Edição

Seção

Artigos