Múltipla escolha e procedimentos “cloze” em testes de leitura: o que eles realmente mensuram?
Mots-clés :
testes, múltipla escolha, cloze, avaliação, estratégias de leitura e estratégias de testesRésumé
Este artigo apresenta os resultados de um estudo feito de julho de 1995 a agosto de 1996, com o objetivo de investigar quais são os processos mentais que um examinando atravessa quando submetindo a um teste de múltipla escolha e cloze. Vinte e três informantes– não nativos, mas proficientes na língua inglesa, responderam três testes de múltipla escolha e um teste cloze, e logo a seguir, escreveram um relatório como o processos que eles utilizaram para chegar a respostas corretas. Dois fluxogramas das estratégias utilizadas pelos examinandos para atingirem as respostas corretas foram desenvolvidas. Chegou-se a conclusão de que os examinandos não somente utilizaram estratégias de leitura, mas também se engajaram numa árdua e complexa tarefa de desenvolver outras estratégias para chegarem as respostas corretas.Téléchargements
Comment citer
Retorta, M. S. (2012). Múltipla escolha e procedimentos “cloze” em testes de leitura: o que eles realmente mensuram?. The ESPecialist, 22(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9393
Numéro
Rubrique
Papers
Licence
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença