Poemas no Instagram
a leitura verbivocovisual em turmas do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69107Palabras clave:
Leitura, Poema, Recepção do Leitor, Verbivocovisual, Sequência DidáticaResumen
Este artigo busca trabalhar a leitura de poemas no ambiente da rede social Instagram e a recepção pelos leitores em turmas do Ensino Médio. Para isso, consideramos a noção do poema enquanto ícone (Pignatari, 1979) em sua dimensão verbivocovisual, já que, para além da linguagem verbal, os poemas nascem e se constituem ao longo do tempo destinados à performance vocal, trazendo um corpo textual que transcende a representação simbólica. Considerando a experimentação da literatura digital, procuramos trabalhar com os estudantes como a leitura de poemas na Web faz parte de uma tradição literária que concebe o poema como presentificação da palavra, com o uso de imagens, sons, a exploração de diversos suportes e o trabalho com o verso que produz uma linguagem nova, que, no entanto, ainda é a língua do dia a dia. Abordamos também o conceito de cenografia digital proposto por Maingueneau (2017) para analisar as dimensões do poema em suas configurações para a Web. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com observação participante (Gil, 2021). Para tanto, foi realizada uma sequência didática (Dolz, 2004) que trabalhou a leitura de poemas de Sérgio Vaz, João Doederlein e Luca Brandão, que utilizam o Instagram como suporte. A sequência de atividades foi desenvolvida com estudantes da terceira série do Ensino Médio de duas escolas estaduais, uma vez que o público jovem tem lido cada vez mais poemas publicados nas redes sociais, interagindo de formas singulares com os autores. Nesse sentido, espera-se refletir sobre como as condições de comunicação na internet reinventaram formas de ler os poemas, tendo em vista as diferentes disposições que o texto pode apresentar no Instagram.
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