O GÊNERO COMIC STRIP NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA.

Autores/as

  • Paulo Henrique Espuri Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Eliane Segati Rios-Registro Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, PR.

Palabras clave:

comic strip, sequência didática, língua inglesa

Resumen

As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2008), documento que norteia o âmbito educacional no Paraná, recomendam que os alunos devem ser considerados como integrantes sociais no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, nos bancos escolares, ainda encontramos meto dologias e abordagens que privilegiam somente aspectos gramaticais em tal processo, o que não contribui para uma formação cidadã crítica e reflexiva. Em face desse quadro, este trabalho objetiva apresentar as potencialidades do trabalho com o gênero textual comic strip em sala de aula. Para tanto, com base no modelo didático de Cristovão, Durão e Nascimento (2003), construímos uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), tendo como suporte a webquest. Nossas bases teóricas se debruçam sobre a análise textual (BRONKCART, 2009), bem como sobre as capacidades de linguagem (DOLZ E SCHNEUWLY, 2004). Concluímos que o gênero comic strip é um poderoso instrumento para o ensino de língua inglesa.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Espuri, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Paulo Henrique Espuri is an undergraduate student of Languages at the Northern Paraná State University. He carries out research as a student in the GETELIN-LI research group, in the field of textual genres applied to the teaching of English Language.

Eliane Segati Rios-Registro, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, PR.

Eliane Segati Rios-Registro is an assistant professor at the Northern Paraná State University (UENP/CCP) and the leader of the GETELIN research group. She holds a degree in Languages (UENP/CCP), a Master’s degree in English Language Studies (UEL) and a Doctor´s degree in English Language Studies (UEL. based on the literary genre short stories applied to the teaching of the English language.

Publicado

2014-04-16

Cómo citar

Espuri, P. H., & Rios-Registro, E. S. (2014). O GÊNERO COMIC STRIP NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA. The ESPecialist, 34(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/16115

Número

Sección

Papers