O GÊNERO COMIC STRIP NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA.

Autores

  • Paulo Henrique Espuri Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Eliane Segati Rios-Registro Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, PR.

Palavras-chave:

comic strip, sequência didática, língua inglesa

Resumo

As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2008), documento que norteia o âmbito educacional no Paraná, recomendam que os alunos devem ser considerados como integrantes sociais no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, nos bancos escolares, ainda encontramos meto dologias e abordagens que privilegiam somente aspectos gramaticais em tal processo, o que não contribui para uma formação cidadã crítica e reflexiva. Em face desse quadro, este trabalho objetiva apresentar as potencialidades do trabalho com o gênero textual comic strip em sala de aula. Para tanto, com base no modelo didático de Cristovão, Durão e Nascimento (2003), construímos uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), tendo como suporte a webquest. Nossas bases teóricas se debruçam sobre a análise textual (BRONKCART, 2009), bem como sobre as capacidades de linguagem (DOLZ E SCHNEUWLY, 2004). Concluímos que o gênero comic strip é um poderoso instrumento para o ensino de língua inglesa.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Henrique Espuri, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Paulo Henrique Espuri is an undergraduate student of Languages at the Northern Paraná State University. He carries out research as a student in the GETELIN-LI research group, in the field of textual genres applied to the teaching of English Language.

Eliane Segati Rios-Registro, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, PR.

Eliane Segati Rios-Registro is an assistant professor at the Northern Paraná State University (UENP/CCP) and the leader of the GETELIN research group. She holds a degree in Languages (UENP/CCP), a Master’s degree in English Language Studies (UEL) and a Doctor´s degree in English Language Studies (UEL. based on the literary genre short stories applied to the teaching of the English language.

Downloads

Publicado

2014-04-16

Como Citar

Espuri, P. H., & Rios-Registro, E. S. (2014). O GÊNERO COMIC STRIP NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA. The Especialist, 34(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/16115

Edição

Seção

Artigos