A relação entre as emoções e os processos cognitivos na aprendizagem à luz do pensamento complexo
Palabras clave:
emoções, complexidade, aprendizagem, cognição.Resumen
Com base em um paradigma tradicional, escola e comunidade ainda vivem algumas dicotomias, como conhecimento/afeto e razão/emoção, (MORAES; NAVAS, 2010). Segundo os autores, o processo de aprendizagem ainda desvaloriza as emoções, os sentimentos, a criatividade e as habilidades. O resultado desse processo é um todo fragmentado, um aprendiz desintegrado, sem consciência de suas emoções. De acordo com Moraes (2004b), na tentativa de superar essa fragmentação, o pensamento complexo propõe que o aprendiz seja entendido de forma integral e complexa. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a relação entre emoções e processos cognitivos segundo o pensamento complexo (MORIN, 1995).
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença