A relação entre as emoções e os processos cognitivos na aprendizagem à luz do pensamento complexo

Autores

  • Maristela Rivera Tavares FGV Online, Rio de Janeiro

Palavras-chave:

emoções, complexidade, aprendizagem, cognição.

Resumo

Com base em um paradigma tradicional, escola e comunidade ainda vivem algumas dicotomias, como conhecimento/afeto e razão/emoção, (MORAES; NAVAS, 2010). Segundo os autores, o processo de aprendizagem ainda desvaloriza as emoções, os sentimentos, a criatividade e as habilidades. O resultado desse processo é um todo fragmentado, um aprendiz desintegrado, sem consciência de suas emoções. De acordo com Moraes (2004b), na tentativa de superar essa fragmentação, o pensamento complexo propõe que o aprendiz seja entendido de forma integral e complexa. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a relação entre emoções e processos cognitivos segundo o pensamento complexo (MORIN, 1995).

Biografia do Autor

Maristela Rivera Tavares, FGV Online, Rio de Janeiro

Maristela Rivera Tavares has been a PhD candidate in Applied Linguistics and Language Studies (LAEL) at PUC-SP since January 2011. She has worked at FGV Online, the Distance Education Program of Fundação Getulio Vargas, for over 13 years. Currently, she is the acting as Manager of Academic Production. She has published articles on distance education in specialized journals and book chapters.

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Como Citar

Tavares, M. R. (2014). A relação entre as emoções e os processos cognitivos na aprendizagem à luz do pensamento complexo. The Especialist, 35(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21307

Edição

Seção

Artigos