Processamento estratégico e compreensão de leitura em inglês: contribuições para o ensino de Línguas para Fins Específicos

Autores/as

  • Fernanda Goulart Ritti Dias GETEL Grupo de Estudos do Texto e da Leitura – Universidade Federal de Alagoas, Maceió
  • Maria Inez Matoso Silveira Universidade Federal de Alagoas, Maceió

Palabras clave:

Compreensão de leitura. Língua inglesa. Estratégias de leitura. Inglês para fins específicos.

Resumen

O objetivo do estudo foi verificar os processamentos estratégicos de compreensão de textos em inglês entre 13 mestrandos da área da saúde. O teste cloze de múltipla escolha e protocolos verbais de leitura foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados. Os principais resultados da pesquisa relevaram que as maiores dificuldades dos informantes que apresentaram baixa compreensão textual estão relacionadas aos aspectos léxico-sintáticos do texto, aliadas ao uso insuficiente e improdutivo de estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura. Os dados obtidos podem contribuir para o ensino de leitura instrumental de língua inglesa.

Biografía del autor/a

Fernanda Goulart Ritti Dias, GETEL Grupo de Estudos do Texto e da Leitura – Universidade Federal de Alagoas, Maceió

Fernanda Goulart Ritti Dias holds a major degree in Languages (Portuguese/English) from the State University of Londrina (2005), a specialist degree in Translation (Portuguese/English) from UNIBERO (2006) and holds a Master’s Degree in Education from the Federal University of Alagoas (2013).

Maria Inez Matoso Silveira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió

Maria Inez Matoso Silveira holds a major degree in Languages (Portuguese/English) from the Federal University of Alagoas (1974), Master’s Degree in Languages and Linguistics from the Federal University of Alagoas (1993) and a Ph.D degree in linguistics from the Federal University of Pernambuco (2002). She is currently an adjunct professor at the Federal University of Alagoas - Post-Graduation Program in Education, professor and researcher at the Education Center of The Federal University and at the Post-Graduation Program in Language and Linguistics.

Cómo citar

Dias, F. G. R., & Silveira, M. I. M. (2014). Processamento estratégico e compreensão de leitura em inglês: contribuições para o ensino de Línguas para Fins Específicos. The ESPecialist, 35(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21315

Número

Sección

Papers