EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA DESATAR OS NÓS DA ATUAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Ariane Ferreira Barros Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) http://orcid.org/0000-0002-9505-8218
  • Maria Antonieta Alba Celani Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Palabras clave:

Educação ao longo da vida, Professor brasileiro, Metas do PNE, (Trans)formação docente.

Resumen

Este trabalho propõe reflexões à luz do Relatório Delors (UNESCO, 2010), de Werthein e Cunha (UNESCO, 2005) e de Freire (2011a, 2011b) sobre como o conceito de educação ao longo da vida atravessa o cotidiano de professores de educação básica do Brasil e, nesse sentido, de que modo as metas do PNE (Brasil, 2014), voltadas à formação desses profissionais, poderiam ajudá-los a desatar os nós que os impedem de formar cidadãos do e para o mundo e de se (trans)formarem.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ariane Ferreira Barros, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Ariane Ferreira Barros is currently taking a Master Degree at the Post-graduate Program of Applied Linguistics and Language Studies (LAEL) from Catholic University of São Paulo (PUC/SP) where she has a scholarship from CAPES. Her main research interests focus on teacher education and English language teaching.

Maria Antonieta Alba Celani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Maria Antonieta Alba Celani is Professor Emerita at Catholic University of São Paulo (PUC/SP). She lectures at the Post-graduate Program of Applied Linguistics and Language Studies (LAEL) from the same university and her main research interests are teacher education, English teaching in public schools and ESP. 

Publicado

2016-12-30

Cómo citar

Barros, A. F., & Celani, M. A. A. (2016). EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA DESATAR OS NÓS DA ATUAÇÃO DOCENTE. The ESPecialist, 37(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/30000

Número

Sección

Papers