EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA DESATAR OS NÓS DA ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Ariane Ferreira Barros Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) http://orcid.org/0000-0002-9505-8218
  • Maria Antonieta Alba Celani Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Palavras-chave:

Educação ao longo da vida, Professor brasileiro, Metas do PNE, (Trans)formação docente.

Resumo

Este trabalho propõe reflexões à luz do Relatório Delors (UNESCO, 2010), de Werthein e Cunha (UNESCO, 2005) e de Freire (2011a, 2011b) sobre como o conceito de educação ao longo da vida atravessa o cotidiano de professores de educação básica do Brasil e, nesse sentido, de que modo as metas do PNE (Brasil, 2014), voltadas à formação desses profissionais, poderiam ajudá-los a desatar os nós que os impedem de formar cidadãos do e para o mundo e de se (trans)formarem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariane Ferreira Barros, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Ariane Ferreira Barros is currently taking a Master Degree at the Post-graduate Program of Applied Linguistics and Language Studies (LAEL) from Catholic University of São Paulo (PUC/SP) where she has a scholarship from CAPES. Her main research interests focus on teacher education and English language teaching.

Maria Antonieta Alba Celani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Maria Antonieta Alba Celani is Professor Emerita at Catholic University of São Paulo (PUC/SP). She lectures at the Post-graduate Program of Applied Linguistics and Language Studies (LAEL) from the same university and her main research interests are teacher education, English teaching in public schools and ESP. 

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Barros, A. F., & Celani, M. A. A. (2016). EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA DESATAR OS NÓS DA ATUAÇÃO DOCENTE. The Especialist, 37(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/30000

Edição

Seção

Artigos