TRANSLINGUAR DE FRONTEIRA: O FALAR E O ENSINAR DE SUJEITOS ENTRE-LÍNGUAS DO BRASIL E DA VENEZUELA

Autores/as

  • Ana Maria Vieira Monteiro Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Linguística
  • Ana Claudia Peters Salgado Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i2a7

Palabras clave:

Portunhol, Refugiados, Multilinguismo, Translíngua

Resumen

Em 2017, provavelmente em consequência da alta inflação e perseguição política na Venezuela, cresceu consideravelmente o número de imigrantes desse país que buscaram refúgio no Brasil e se estabeleceram em Roraima, estado fronteiriço. Com a imigração, é realçado o portunhol, fenômeno linguístico típico das fronteiras do Brasil, por vezes tratado como deficiência da competência linguística de seus falantes. No entanto, a seguir buscamos tratar outras facetas do fenômeno, que passam tanto pela desmistificação do quase-falante quanto pela constituição do falar de sujeitos entre línguas e culturas. Para compor esse cenário, escolhemos recortes da pesquisa de campo de Pereira (2012), sobre o ensino de português e espanhol em escolas de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, e uma reportagem da Rede Globo, exibida em novembro de 2017, sobre o portunhol e o bilinguismo nas escolas de Boa Vista, capital de Roraima. Em seguida, são feitas observações sobre o multilinguismo para, enfim, situar o ambiente linguístico de fronteira em uma possível proposta translíngue de ensino. 

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Biografía del autor/a

Ana Maria Vieira Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Linguística

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), mestre em Comunicação (2016) e Doutoranda em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Possui experiência profissional em jornalismo, marketing e ensino de idiomas.

Ana Claudia Peters Salgado, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: sociolinguistica, línguas em contato, bilinguismo, língua inglesa, formação de professor de línguas. Foi pró-reitora de graduação da UFJF e atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF.

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Publicado

2018-12-26

Cómo citar

Monteiro, A. M. V., & Salgado, A. C. P. (2018). TRANSLINGUAR DE FRONTEIRA: O FALAR E O ENSINAR DE SUJEITOS ENTRE-LÍNGUAS DO BRASIL E DA VENEZUELA. The ESPecialist, 39(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i2a7

Número

Sección

Papers