A BNCC e o ensino de inglês para crianças: análise de materiais didáticos para a faixa etária de 6 a 10 anos

Autores/as

  • Reinildes Dias Faculdade de Letras - UFMG
  • Kleber Aparecido da Silva UnB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a2

Palabras clave:

BNCC, materiais didáticos, inglês para crianças, contexto brasileiro

Resumen

Esta investigação analisa dois materiais didáticos, um impresso e um digital, no âmbito do ensino de inglês para crianças, sob o viés dos “Campos de Experiência” preconizados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), (BRASIL, 2018). Enfatiza a visão de linguagem/aprendizagem como ação social, em concordância com esse documento oficial. O estudo insere-se no âmbito da investigação qualitativa com a adoção do método da pesquisa documental para a compreensão e produção de conhecimento acerca dos dois documentos selecionados para análise, o Super Seek and Find (CRICHTON et al., 2018) e o site de responsabilidade do British Council intitulado, LearnEnglish Kids[1]. Os resultados mostram que ambos os materiais incorporam, em maior ou menor profundidade, os cinco “campos de experiência” em suas atividades, embora o material digital consiga explorá-los em uma diversidade maior de ações pedagógicas para o ensino de inglês para crianças.


[1] Confira em: https://learnenglishkids.britishcouncil.org

  Grafia do título: LearnEnglish

 

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Biografía del autor/a

Reinildes Dias, Faculdade de Letras - UFMG

Reinildes Dias holds a Ph.D. in Educational Technology from Canada’s Concordia University in Montreal. As a member of the post-graduate program at FALE, UFMG, she carries out studies related to language and digital technologies. She supervises academic work that is mainly oriented to teacher education in the context of Brazilian public/private schools. Her goal is to empower English teachers to respond to literacy pedagogy in their teaching. She is often invited to give workshops and plenary lectures in conferences all over the country. She was a consultant to the Department of Education of the State of Minas Gerais for a long time. Email: reinildes@gmail.com

 

Kleber Aparecido da Silva, UnB

Kleber Aparecido da Silva holds a Ph.D. in Linguistics Studies in UNESP (São José do Rio Preto). As a member of the post-graduate program in Linguistic/University of Brasilia, in Letras/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) and in Letras/Universidade Federal de Tocantins (UFT), he carries out academic studies related to politics, languages politics, foreign teacher education and languages teaching and learning. He supervises academic-scientific work that is mainly oriented to teacher education in the context of Brazilian public/private schools. His goal is to empower foreign teachers to respond to critical literacy pedagogy in their teaching. He is often invited to give workshops and plenary lectures in conferences all over the country. He is the president of the “Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste” (GELCO) and the director of the research group “Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem" (GECAL), approved by CNPq and UnB. Email: kleberunicamp@yahoo.com.br 

Citas

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Publicado

2019-07-08

Cómo citar

Dias, R., & da Silva, K. A. (2019). A BNCC e o ensino de inglês para crianças: análise de materiais didáticos para a faixa etária de 6 a 10 anos. The ESPecialist, 40(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a2

Número

Sección

Papers