Instapoesia: Literatura em meio digital no ensino e aprendizagem de inglês

Autores/as

  • Maria de Fatima Silva Amarante Pontifícia Universidade Católica de Campinas? Programa de Pós-Graduação em "Linguagens, Mídia e Arte", Centro de Linguagem e Comunicação, Faculdade de Letras. https://orcid.org/0000-0003-2787-9003
  • Paloma Guimarães de Lima Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ Programa de Pós-Graduação em "Linguagens, Mídia e Arte", Centro de Linguagem e Comunicação, Faculdade de Letras. https://orcid.org/0000-0003-3952-5667
  • Eliane Fernandes Azzari Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ Programa de Pós-Graduação em "Linguagens, Mídia e Arte", Centro de Linguagem e Comunicação, Faculdade de Letras. https://orcid.org/0000-0003-3861-0712

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a8

Palabras clave:

Tecnologia digital, Instapoesia, Letramentos críticos, Rupi Kaur, Ensino e Aprendizagem de Inglês

Resumen

Neste artigo, abordamos o papel das literaturas em língua inglesa no ensino de inglês na escola regular e, adotando viés sociocultural, buscamos deslocar a educação linguística da visão tradicionalmente centralizada em aspectos estruturais. Para tanto, por meio de um estudo propositivo, sugerimos o trabalho com a instapoesia, um gênero multimodal, desenvolvido no âmbito da ciberliteratura. Apropriamo-nos dessas narrativas literárias, que caracterizam práticas sociais contextualizadas no âmbito digital, para realocá-las em sala de aula, de modo a ampliar discussões atuais e situadas acerca de língua(gens) e de culturas de língua inglesa. Acatando a perspectiva dos letramentos críticos, nosso estudo favorece uma abordagem de ensino e aprendizagem pluralista. Assim, com o apoio da etnografia digital para a busca de textos no ciberespaço, selecionamos e capturamos telas em que se divulgam produções da poeta indiana Rupi Kaur, publicadas entre agosto e setembro de 2018. Adicionalmente, nossa proposta sugere que os textos escolhidos também nos permitem discutir o caráter narrativo da construção da diferença, propiciando aos estudantes de inglês a reflexão sobre representações femininas e seus espaços sociais.

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Biografía del autor/a

Maria de Fatima Silva Amarante, Pontifícia Universidade Católica de Campinas? Programa de Pós-Graduação em "Linguagens, Mídia e Arte", Centro de Linguagem e Comunicação, Faculdade de Letras.

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado, Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Professora titular dos cursos de graduação em Letras, pesquisadora e diretora da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Realizou estágio pós-doutoral e defendeu sua tese de doutorado em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Obteve o grau de Mestre em Letras e de Licenciada em Português-Inglês pela PUC-Campinas. Foi também coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Linguagem e Comunicação, chefiou a Coordenadoria Especial das Licenciaturas e assessorou o Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da PUC-Campinas. Seus focos de atuação dirigem-se aos seguintes temas: discurso, identidade, representação, gênero, inglês como língua estrangeira, ensino a distância, autoria e ensino via internet.

E-mail: fatimaamarante@uol.com.br


Paloma Guimarães de Lima, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ Programa de Pós-Graduação em "Linguagens, Mídia e Arte", Centro de Linguagem e Comunicação, Faculdade de Letras.

Atualmente, é aluna de mestrado do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), com bolsa da Instituição Financiadora CAPES. Licenciada em Letras:. Português/ Inglês pela mesma instituição de ensino. Tem experiência em sala de aula no ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Possui interesse nas representações identitárias dos sujeitos contemporâneos, por meio de narrativas literárias contemporâneas, em especial, no gênero instapoema.

E-mail: plguimaraes21@gmail.com



Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ Programa de Pós-Graduação em "Linguagens, Mídia e Arte", Centro de Linguagem e Comunicação, Faculdade de Letras.

Doutora e Mestra em Linguística Aplicada pelo IEL Unicamp. Professora e pesquisadora do PPG- Linguagens, Mídia e Arte e dos Cursos de licenciatura e tradução da Faculdade de Letras da PUC-Campinas.  Seus interesses de pesquisa recaem sobre a formação de professores e tradutores de língua inglesa, interfaces entre a educação, a tradução e as tecnologias digitais, discursos e tecnologias digitais, dialogismo, políticas linguísticas e materiais didáticos  impressos e digitais.

E-mail: elianeazzari@gmail.com

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Publicado

2019-12-10

Cómo citar

Amarante, M. de F. S., Guimarães de Lima, P., & Azzari, E. F. (2019). Instapoesia: Literatura em meio digital no ensino e aprendizagem de inglês. The ESPecialist, 40(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a8

Número

Sección

Papers