Representações de Inglês para Fins Específicos-Leitura e algumas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i2a8

Palabras clave:

Inglês para Fins Específicos, Representações, PROEJA, Educação Profissional

Resumen

Este artigo trata do ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos-IFE e é ancorado em representações, no ensino-aprendizagem de IFE-Leitura e nos documentos norteadores do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA (BRASIL, 2006; 2007). A pesquisa, de caráter qualitativo, foi um estudo de caso (STAKE, 2003). O contexto foi uma das turmas do PROEJA do Instituto Federal do Amazonas – IFAM e como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários de perfil e investigativo, com oito participantes, alunos desse curso. Os resultados apontaram que nas aulas de IFE-Leitura devem ser incluídas atividades que despertem o interesse dos alunos, promovam a interação entre os pares,  facilitem o ensino-aprendizagem de vocabulário específico e envolvam até mesmo brincadeiras que motivem os alunos.

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Biografía del autor/a

Elaine Lima de Sousa, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2019); Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM (2010); Licenciada em Letras com habilitação em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade do Norte - UNINORTE (2008). Desde 2011 é docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico nas modalidades presencial e Educação a Distância (EaD) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus Manaus Zona Leste. No IFAM já ocupou o cargo de coordenadora no PROEJA (2012-2013), foi coordenadora dos cursos Técnicos Subsequentes em Comércio (2013-2015) e Serviços Públicos (2015-2017), ambos na modalidade EaD. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Membro do grupo de pesquisa Sociedade, Ambiente e Cultura do IFAM, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Discurso (GP LADI-UFAM), também é membro do Centro de Idiomas Campus Zona Leste, foi aplicadora dos exames de proficiência em língua inglesa TOEFL e TOIEC Bridge no IFAM e atua como membro titular eleita do Colegiado de Engenharia do Software do IFAM (biênio 2019-2021).

Áreas de pesquisa: representações, ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

Marta de Faria e Cunha Monteiro, Universidade Federal do Amazonas

Marta de Faria e Cunha Monteiro é Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC na área de concentração em Linguística Aplicada e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. É docente do Curso de Letras-Língua e Literatura Inglesa e do Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado) da UFAM. Tem experiência com metodologia da pesquisa científica, no planejamento e coordenação de cursos e projetos no campo da formação de professores, letramentos, discursos, identidades, Inglês para Fins Específicos-IFE, elaboração de material didático, entre outros.

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Publicado

2020-07-30

Cómo citar

Sousa, E. L. de, & Monteiro, M. de F. e C. (2020). Representações de Inglês para Fins Específicos-Leitura e algumas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas. The ESPecialist, 41(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i2a8

Número

Sección

Papers